Professores do Cefac participam de palestra sobre segurança escolar

Publicado em: 19/04/2023 11:39 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI. Com informações do Núcleo de Comunicação Social/PMI

Professores do Cefac participam de palestra sobre segurança escolar

Professores participam de palestra ministrada pelo comando do 30º BPM/Letícia Neris/SMCT/PMI

Professores dos cursos livres do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) participaram na tarde desta terça-feira (18), no Cine Teatro Padre José Zanelli, de uma palestra sobre segurança escolar, ministrada pelo comando do 30º Batalhão da Polícia Militar. O evento foi realizado pela 3ª Cia Polícia Militar/30º BPM, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Além dos professores do Cefac, participaram da capacitação equipes de instituições da rede pública e particular de ensino de Ibiporã e Jataizinho.

A abertura oficial contou com as presenças do Prefeito José Maria, vice-prefeita Mari de Sá, do secretário de Educação, Antônio Prata Neto; da secretária de Educação de Jataizinho, Ana Paula Azevedo e professoras; do tenente-coronel, Marcos Tordoro, tenente João Paulo Takata (comandante da PM, em Ibiporã); demais autoridades militares e do vereador Pedro Luiz Chimentão.

Em seguida, aconteceu uma palestra com o tema central - Segurança Escolar - conduzida pelo comando do 30º Batalhão da Polícia Militar, representado pelo Tenente-coronel, Marcos Tordoro; Major Eguedes; Tenente Takata e Tenente Prado, da Patrulha Escolar.

A administração municipal, diante dos últimos acontecimentos em outros estados, que refletem, a nível nacional no ambiente escolar, vem promovendo, em aliança com a Polícia Militar (PM), ações efetivas de segurança nos ambientes escolares e seus arredores. Desta maneira, o Executivo Municipal, reunido com as forças de segurança pública, solicitou estratégias que permitam intensificar a segurança principalmente nos ambientes de educação, pela garantia do bem-estar dos estudantes e profissionais.

Com o reforço na patrulha escolar e rondas ostensivas em toda a cidade, de acordo com o tenente João Paulo Takata, a PM segue em ação pela garantia de um atendimento proativo e pronto a servir rapidamente no que for necessário.

Ainda na busca por somar práticas que permitam a garantia do cuidado, a administração municipal, por meio da secretaria de Educação, promoveu tratativas com a empresa Lusa Alarme, prestadora de serviço responsável pelo monitoramento e alarme nas unidades educacionais. Durante o diálogo, tratou-se sobre a possibilidade da instalação de botões de pânico e equipamentos de segurança complementares, como barreiras nos muros e entorno das escolas e CMEIs.

Sobre o tema, o prefeito José Maria Ferreira registrou: “segurança e proteção às nossas crianças e aos profissionais da Educação. Sempre trabalhamos para fazer de nossas escolas e CMEIs ambientes dinâmicos, completos, verdadeiros espaços do conhecimento, que abrigam as oportunidades e que sejam seguros em todos os momentos. Com câmeras de vigilância e alarme, contamos, sempre, com apoio e a presença da Polícia Militar e agora, com novas estratégias de ação, estamos intensificando ainda mais”, concluiu o prefeito.

Ainda pensando em aumentar a segurança escolar, a administração municipal, por meio da secretaria de Educação, analisa proposta de engajamento voluntário da empresa PadrãoSeg, para apoiar nas rondas externas nas escolas municipais, em parceria com o poder público, junto com o engajamento da comunidade escolar. O secretário de Educação, Antonio Prata Neto, que vem acompanhando de perto tais tratativas, destacou a importância destas alianças desenvolvidas e das demais ações da administração municipal no ambiente escolar e fora dele, pela segurança, qualidade de vida e permitir a continuidade das atividades letivas, com tranquilidade.

A gestão municipal, já em observância anterior à necessidade de intensificar o monitoramento por câmeras de videovigilância pela cidade e nos órgãos públicos - anterior aos acontecimentos em outros estados - já vem desenvolvendo a integração destes equipamentos e compartilhando informação com a Polícia Militar, em tempo real.