Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com música e teatro na Biblioteca

 

Publicado em: 19/04/2023 09:40 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com música e teatro na Biblioteca

Alunos de Teatro homenagearam Monteiro Lobato/SMCT/PMI

O aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil nacional, e Dia Nacional do Livro Infantil, ambos comemorados na terça-feira (18), foram lembrados com algumas atividades na Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã.

Na programação, teatro, música e artes plásticas. Mais de 120 crianças, entre alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) Professora Bárbara Machado de Oliveira e Professora Ivanildes Gonçalves Nalim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV – unidade Ambiental), e do Colégio Batista de Ibiporã, tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco do universo mágico do “Sítio do Picapau Amarelo”, uma das principais obras de Monteiro Lobato, por meio da encenação do texto "Li Emi Ali Emília", adaptação da professora Xerollen Souza do livro "As Reinações de Narizinho", com a participação dos alunos do curso de Teatro do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac), apresentação musical do professor de acordeon e teclado do Cefac, João Salles, e a visita à exposição “A Mãe do Brasil é Indígena”, com trabalhos de alunos do curso de Desenho e Arte, coordenado pela professora Pillar Santana, em homenagem à cultura indígena. A exposição poderá ser visitada até 28 de abril.

 

Dia Nacional do Livro Infantil

Comemora-se em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil porque foi nesse dia e mês, em 1882, que nasceu Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor brasileiro a produzir uma literatura voltada para as crianças.

Essa data foi instituída em 8 de janeiro de 2002, e, desde então, é um dia para celebrar toda literatura voltada às crianças, e, por consequência, também é uma data para homenagear um importante escritor desse gênero, autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de narrativas ambientadas no “Sítio do Picapau Amarelo”.

Sua primeira obra destinada às crianças foi a narrativa “A menina do narizinho arrebitado”, publicada em 1920. A essa obra se somam outras 23, que, juntas, compõem o universo mágico ambientado no Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato morreu em 1948.

 

Sala de Leitura Infantil

A Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã possui uma sala infantil para leitura e contação de histórias (somente para grupos escolares, mediante agendamento prévio). O acervo contabiliza mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil, além de mais de 700 gibis. Dentre as coleções disponíveis estão: Fábulas, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Diário de um Banana, Grandes Invenções, Contos Clássicos, As mais Belas Histórias da Bíblia, Coleção Veredas, Vaga lume, Gibis Disney, Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Serviços Disponíveis

  • Empréstimos domiciliar;
  • Orientação à leitura e pesquisa;
  • Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;
  • Indicação de livros;
  • Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);
  • Hora do conto (previamente agendados).

 

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

A Biblioteca Pública Municipal, que este ano completa 50 anos de existência, funciona na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).

Telefone: (043) 3178-0202