Conselho de Turismo de Ibiporã elege nova diretoria

Publicado em: 18/04/2023 09:35 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus/ Secretaria de Cultura e Turismo/ PMI

Em reunião convocada pela Secretaria de Cultura e Turismo e realizada na Casa de Artes (foto), conselheiros elegeram nova diretoria para os próximos dois anos

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) reuniu, no dia 12 de abril, na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, os membros indicados por cada segmento para comporem o Conselho de Turismo de Ibiporã (Comtur) para o período de 2023-2024. O principal item da pauta foi a eleição da nova diretoria do Conselho para os próximos dois anos.

A eleição do Conselho e a retomada de atividades é uma das exigências do Ministério do Turismo (MTur) para os municípios que queiram estar presentes no Mapa do Turismo Brasileiro, e Ibiporã é um deles. O Mapa do Turismo é uma plataforma de divulgação e informação de cada cidade e região, que é atualizada todos os anos pelo MTur.

Como toda a documentação do Município de Ibiporã e também da SMCT já estavam inseridas no sistema do Ministério (SISMAPA), só faltava a atualização dos dados do Comtur, que agora foi concluída e também foi encaminhado um plano de trabalho para 12 meses, inicialmente.

ELEIÇÃO - A reunião de eleição do Comtur teve também uma apresentação sobre o perfil turístico de Ibiporã (que se destaca pelo turismo cultural e tem ações também no turismo de eventos e turismo rural) e um resumo do trabalho desenvolvido pela administração municipal na área. Estiveram presentes e participaram da votação 12 dos 18 membros nomeados pelo Decreto Municipal nº 187/2023, sendo nove titulares e nove suplentes.

A composição de uma chapa foi feita na hora, com a apresentação de três representantes da sociedade civil e uma do legislativo para comporem a nova diretoria, assim distribuídos: para presidente: Pablo Fares dos Reis; vice-presidente: Devanilde Alves Arias; secretária: Ana Paula Tamiozzo; e vice-secretário: Elton Rodrigo Candido Braga. Foi colocado em votação e os membros foram eleitos por unanimidade, passando então para a pauta seguinte, que foi a apresentação e apreciação de um Plano de Trabalho de curto prazo a ser enviado ao Ministério do Turismo, o que também foi aprovado por todos e assinado pelo presidente, Pablo Fares.

REPRESENTANTES DO COMTUR - Participaram da reunião os seguintes conselheiros: a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo, e Jaime Kaster (da SMCT, representando o Poder Executivo); Leonice Aparecida da Silva Carreira (representante do comércio local); Ana Paula Tamiozzo e Keila Hidemi Araki (do Legislativo), Adaueber de Paula Rodrigues (da Secretaria Municipal do Trabalho), Devanilde Alves Arias (do Sindicato Rural), Sirlene de Fátima Vigo Longhi (Grupo Mulher Atual/ turismo rural), Pablo Fares dos Reis (Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural/ Rádio Comunitária), Márcia Moraes de Souza Gazal (Associação dos Artesãos de Ibiporã), Elton Rodrigo Cândido Braga (Motor Clube de Ibiporã) e Marcelo Juliano Machado (da ACEIBI).

MAPA DO TURISMO – Finalizado o envio de documentos, as informações de Ibiporã no Mapa do Turismo Brasileiro serão atualizadas esta semana e estarão disponíveis no link: https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home