Mais de mil pessoas assistem ao espetáculo “Um Conto de Páscoa”

Publicado em: 10/04/2023 09:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Mais de mil pessoas assistem ao espetáculo “Um Conto de Páscoa”

Peça foi encenada por alunos de Teatro do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac)/Caroline Vicentini e Letícia Neris/SMCT/PMI

Mais de mil pessoas assistiram na semana passada ao espetáculo infantil “Um Conto de Páscoa”, encenado por alunos do curso de teatro do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Nos dias 4 e 5, a peça foi encenada no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli para alunos de algumas instituições da rede municipal de ensino, idosos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI), e alunos dos cursos do Cefac. Já na quinta-feira (06), a apresentação ocorreu para os alunos e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Escrita e dirigida pelo coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Cefac, Vradson Castro, e dirigida pela professora Joice Rocha, a peça, de caráter didático, explica o significado da Páscoa, desde a sua origem, na história do povo judeu, para celebrar a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C., até o Novo Testamento, celebrando a passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo. Na peça também se aborda o significado dos símbolos pascais, como o ovo e o coelho.

Segundo Castro, a peça foi uma remontagem do texto apresentado ano passado. “São seis atores em cena, mas o espetáculo foi montado com dois elencos que se revezaram entre as apresentações”, explica o diretor. Os atores Marcos e Itiro interpretaram os "Coelhos da Páscoa", Dominique e Eliza como "Coelha", Glória e Lívia como "Coelhinha Lilica", Edgard e Benito como pai, Jéssica Coutinho (professora de teatro) como mãe, e Gabi, como criança.

O cenário foi confeccionado por Vradson Castro e pelos alunos do curso de artes plásticas, comandados pelas professoras Pillar Santana e Victoria Ramos Manoel. Como sonoplasta e iluminador, Vradson Castro, e adereços de Joice Rocha, Bruna M. Carvalho e Vradson Castro.

A apresentação da peça “Um Conto de Páscoa” foi a primeira atividade do curso livre de Teatro este ano. “Foi uma oportunidade de as crianças também aprenderem o contexto religioso, histórico e cultural desta importante data fora da sala de aula, de forma lúdica. Como em anos anteriores, em 2023 estamos realizando várias ações em parceria com a APMIF, e Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação para que crianças e idosos possam conhecer ou revisitar nossos espaços culturais e desenvolver o gosto pela arte”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.