Museu do Café é o novo espaço de Cursos de Música da Secretaria de Cultura

Publicado em: 03/04/2023 11:15 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Museu do Café é o novo espaço de Cursos de Música da Secretaria de Cultura

Aluno em aula de sax barítono no Museu do Café/ Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) está chegando a todos os espaços de nossa Ibiporã por meio de seus cursos e oficinas!!! Um destes locais é o Museu do Café, um dos espaços culturais administrados pela SMCT, que desde o final de fevereiro recebe alunos de 10 cursos de instrumentos musicais, além do canto livre, os quais passaram a ser ofertados gratuitamente pela administração municipal.

São eles: violino, violoncelo, viola, clarinete, flauta doce, saxofone, bombardino, tuba, trombone e trompete e canto livre.

Com aulas teóricas, práticas e práticas de grupo, o objetivo é formar músicos para a criação de uma banda municipal e um grupo de música de câmara. Já são cerca de 60 pessoas - de crianças a idosos - tendo aulas de manhã até a noite destes diferentes instrumentos no Museu do Café.

Segundo o coordenador do Núcleo de Música e Desenvolvimento do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac) da SMCT, Jonas Aguiar, há casos de alunos que desde pequenos acalentavam o desejo de tocar um instrumento musical, e agora, já adultos, estão concretizando este sonho devido à oportunidade que está sendo ofertada pela administração municipal. “Também temos pessoas que já possuem o instrumento há anos e agora encontraram a chance de aprender a tocá-lo. Há mãe e filhos aprendendo junto violoncelo e flauta. Há casos de alunos que tocam algum instrumento e querem ampliar seu repertório musical”, exemplifica Aguiar.

Mais informações sobre a oferta de vagas para os cursos livres do Cefac no telefone: 31780215. Somente para moradores de Ibiporã.

DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA

Os instrumentos também estão sendo utilizados no projeto de musicalização com crianças e adolescentes da Escola de Formação e Cidadania (Esforci – banda de percussão), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV – Centro, Ambiental e Taquara do Reino – musicalização com instrumentos de sopro) e da Escola Municipal Professor Nelson João Sperandio (Miguel Petri), com oficinas de percussão e canto coral.

As oficinas estão sendo ministradas em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), e Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.

Mais de R$72 mil foram investidos pela administração municipal na aquisição de dezenas de instrumentos de sopro (como flautas, trompetes, trombones, saxofones e clarinete), de cordas (violino, viola e violoncelo), além de acordeon e instrumentos de percussão, e suprimentos para os projetos de musicalização e formação da banda da SMCT. Nove professores de música estão ministrando as oficinas nesses espaços descentralizados. “Estamos cumprindo o que está previsto no plano de governo – a descentralização da Cultura e a formação de uma banda municipal. O objetivo é ampliar o desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da expressão musical visando à formação de cidadãos críticos e participativos dentro da comunidade escolar e da sociedade”, ressalta o diretor da SMCT, Marcos Romani. São cerca de 600 crianças atendidas nas oficinas.

“Nossa cidade destaca-se por investir na formação cultural e educacional das nossas crianças e jovens. Não medimos esforços para isso. Parabenizo a equipe da Secretaria de Cultura e o apoio das secretarias parceiras e da APMIF na viabilização deste projeto grandioso, que busca levar arte e cultura aos bairros”, enfatiza a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Com um pouco mais de um mês de aulas, os alunos têm demonstrando muito interesse em conhecer e aprender a tocar um novo instrumento. “A maioria deles nunca havia visto um clarinete, trompete, flugel horn, saxofone. Durante as oficinas, eles têm a oportunidade de manuseá-los e optar com qual instrumento mais se identificam para aprender a tocar. Mesmo com pouco tempo, já estamos identificando talentos musicais e os incentivando a frequentar os cursos no Museu do Café”, conta o coordenador Jonas Aguiar.

Aguiar acrescenta que a iniciativa já apresenta resultados positivos quando se refere ao aumento da aprendizagem, sociabilidade, disciplina e assiduidade escolar. “A música desperta a socialização, a capacidade de expressão, a coordenação motora, a percepção sonora e matemática. Tudo isso de forma lúdica e divertida. Queremos aproveitar o potencial artístico dessas crianças e adolescentes”, assegura o professor.