Ex-aluna é homenageada com nome de sala do curso de Cerâmica do Cefac

Publicado em: 31/03/2023 09:19 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Ex-aluna é homenageada com nome de sala do curso de Cerâmica do Cefac

Rose Mary Pinheiro (in memorian) frequentou por cerca de 10 anos o curso de cerâmica./Caroline Vicentini/Letícia Neris/SMCT/PMI

Todas as salas dos cursos do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), são identificadas com nomes de artistas relevantes para aquela arte. Assim, as Salas de Ballet levam os nomes de Tchaikovsky, considerado o mestre dos compositores para o ballet clássico, e Marius Petipa, um dos coreógrafos mais influentes da história do ballet. Stella Adler, atriz de teatro e cinema americana, e importante professora de interpretação para atores, foi escolhida para identificar a sala de Teatro.

Já o artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons, nomeia a sala do curso de Desenho. Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, considerados os pais do cinema, estão no adesivo que identifica o estúdio dos cursos de Audiovisual.

Os grandes músicos brasileiros Baden Powell (violinista), Dominguinhos (cantor e sanfoneiro), Rubinho Barsotti (baterista – Zimbo Trio), Tom Jobim (pianista, cantor, compositor, maestro violinista), e Heitor Villa-Lobos (compositor, maestro, pianista, violinista) nomeiam as salas dos cursos de vários instrumentos musicais ofertados pela SMCT.

Esta semana, a sala do curso de Cerâmica recebeu também uma identificação – a da artesã e ceramista Rose Mary Pinheiro, que faleceu no final de 2020, vítima de Covid-19. A escolha foi feita pela coordenadora do curso, a professora Maria Aparecida dos Santos. “Mary frequentou o curso de cerâmica por cerca de 10 anos e era uma grande artesã e incentivadora da arte. Criativa, talentosa e de uma alegria contagiante, ela também era muito generosa com os colegas, compartilhando materiais, ideias e técnicas no curso. Por isso, consideramos uma justa e merecida homenagem póstuma”, argumenta a professora Cida.