Biblioteca Pública Municipal completa 50 anos de fundação

 

Publicado em: 14/03/2023 11:48 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Biblioteca Pública Municipal completa 50 anos de fundação

Localizada no centro da cidade, Biblioteca Pública é espaço para leitura, estudos e lazer

A Biblioteca Pública Municipal Irmã Benta Fidelini Cinelli completou nesta segunda-feira, 13 de março, 50 anos de fundação. O espaço foi oficialmente instituído no dia 13 de março de 1973, por meio da Lei 369/73, na gestão do ex-prefeito Antonio Arrabaça Ribeirete. Porém, o atendimento ao público iniciou-se em 4 de março de 1974, sendo as primeiras funcionárias: Donilha C. Soares, Suely Willi, Tania Correia e Lourdes Narcizo, atual secretária de Cultura e Turismo. “Fui a segunda funcionária da Biblioteca e trabalhei por dois anos lá. A administração à época não tinha dinheiro para adquirir os livros, e o prefeito pediu a colaboração dos servidores para a aquisição dos títulos. Eu ajudei financeiramente na campanha e como agradecimento recebi uma menção honrosa que até hoje guardo com muito carinho, além da minha carteirinha de usuária da biblioteca”, recorda-se a secretária.

Segundo a coordenação da biblioteca, ao longo destes 50 anos, 27 servidores já passaram pelo espaço, entre serviços gerais, atendimento ao público, restauração, setor infantojuvenil, coordenação e bibliotecária. Também trabalharam no local vários professores em início de atividades, estagiários e serventes terceirizados.

O nome da Biblioteca - Irmã Benta Fidelini Cinelli, é uma homenagem a esta religiosa pertencente à congregação Irmãs de Maria Imaculada, e muito ligada à cultura em Ibiporã. Irmã Benta era amiga do artista plástico Henrique de Aragão, e foi uma das cofundadoras da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, na década de 60.

Desde a sua fundação, a Biblioteca já funcionou em diversos espaços, como no Centro Social Urbano, no prédio onde está atualmente o Museu Histórico e Artes (MHAI) de Ibiporã, na Avenida Paraná, na Rua 19 de Dezembro, e, atualmente, na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã), ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI.

Dentre as atividades de extensão realizadas ao longo de meio século de existência da Biblioteca Municipal destacam-se: exposições diversas; Semana Cultural; palestras e eventos com escritores de renome nacional, tais como: Pedro Bandeira, Eva Furnari, Giselda Laporta Nicolelis, Cleo Busatto, Domingos Pellegrini e Carlos Queiros Telles; participação em desfiles cívicos, feiras literárias; Encontro Regional de Atendentes de Biblioteca; apresentações teatrais...

Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, uma sala infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.  Até se divertir com jogos de tabuleiro (dama e trilha) é possível no espaço. “A Biblioteca conta com um acervo amplo, diversificado e atualizado graças às aquisições e doações da comunidade”, ressalta a bibliotecária Maria José Sandra Araújo Tercioti”, que trabalha há 13 anos no local.

A coordenadora da Biblioteca, Priscila Pelizaro Zanchin, enfatiza que a Biblioteca Municipal acompanha o desenvolvimento do município e não se restringe apenas a ser um espaço de leitura e pesquisa, diversificando cada vez mais o calendário cultural. “Temos feito um movimento de trazer a cultura cada vez mais perto, dando vida para o espaço. Assim, envolvemos muitas expressões artísticas, desde palestras, cursos, oficinas, exposições, teatro, contação de histórias, além da leitura, tornando a biblioteca um verdadeiro centro cultural”, completa Priscila.

 

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

  • Empréstimos domiciliar;
  • Orientação à leitura e pesquisa;
  • Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;
  • Indicação de livros;
  • Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);
  • Hora do conto (previamente agendados).

Parabéns e vida longa à nossa Biblioteca Pública Municipal, espaço cuja missão é “proporcionar atendimento aos munícipes com o acesso e recuperação da informação para toda a comunidade, buscando satisfazer as necessidades informacionais de forma ágil e qualificada, a fim de cooperar para a formação do cidadão e no desenvolvimento cultural, educacional e científico da sociedade”.

 

SERVIÇO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O acervo pode ser consultado pelo site da Prefeitura, acessando aqui.

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

EMPRÉSTIMO: (procedimento para a realização do empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos):

Realização de cadastro e confecção da 1ª via da carteira de empréstimo de caráter gratuito, pessoal e intransferível;

Apresentação de carteira de empréstimo e escolha do livro ou outro material para empréstimo na Biblioteca;

Preenchimento e assinatura de ficha de empréstimo do livro junto ao servidor público responsável;

Devolução do livro ou outro material de acordo com os prazos, condições e critérios estabelecidos pela Biblioteca.

RENOVAÇÃO E RESERVA: Para efetivar a renovação do material deve ser realizado pessoalmente na biblioteca pelo usuário cadastrado, acompanhado da carteira de empréstimo e com o material em mãos. No caso da reserva este pode ser realizado pessoalmente ou por telefone.

 

DOAÇÕES

A Biblioteca aceita doações de livros pela população, preferencialmente em bom estado de conservação e atualizados. A preferência é por títulos de literatura, livros de pesquisa escolar e técnicos, para atender ao público de nível superior e concurseiros. Os livros doados serão incorporados ao acervo da biblioteca ou comporão a chamada “reserva técnica”, livros destinados para ações da biblioteca de incentivo à leitura com públicos atendidos pela Prefeitura Municipal de Ibiporã.

Caso a pessoa tenha uma grande quantidade de livros para doar, pode entrar em contato pelo 31780202 para agendar a ida de um servidor até a casa dela para transportar o material.

USO DOS COMPUTADORES

A biblioteca conta com computadores com acesso à internet. O limite para uso é de uma hora. Quem quiser agendar para utilizar o equipamento, deve ligar no: 31780202.