Evento “Mulheres que Inspiram” marca o Dia Internacional da Mulher em Ibiporã

Publicado em: 09/03/2023 10:18 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Evento “Mulheres que Inspiram” marca o Dia Internacional da Mulher em Ibiporã

Evento reuniu centenas de mulheres no Cine Teatro Padre José Zanelli. Jaime Kaster e Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Uma ação diferente e muito especial foi promovida na manhã desta quarta-feira (08) pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo, Saúde, Trabalho e Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O Cine Teatro Padre José Zanelli foi palco do evento “Mulheres que Inspiram”, que contou com café da manhã, palestra com a psicóloga londrinense Larissa Souza sobre “Autoestima Feminina”, homenagem à professora pioneira Wanda Davanzo Gnann, de 98 anos, e finalizou com números musicais das cantoras Karina Dias, Andreia Sérgio, Ge Romanciucc, Bárbara Ferrari e Nega Neia.

O evento foi prestigiado pelo prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, secretários municipais, a comandante do Corpo de Bombeiros de Ibiporã e primeira mulher a assumir o comando da corporação no município, tenente Luana da Silva Pereira, além de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Conselho da Mulher Empresária, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), servidores e munícipes.

Em suas falas, as autoridades ressaltaram as conquistas femininas, destacando mulheres que foram inspiração em suas vidas e também exemplos para a sociedade em vários segmentos profissionais. Contudo, enfatizaram que o 8 de março ainda é um dia de luta das mulheres, haja vista os graves problemas de gêneros que persistem em todo o mundo, tais como diferenças salariais, assédio, violência e os índices de feminicídio que aumentam a cada ano.

Homenagem à pioneira Wanda Gnann

Durante o evento, uma mulher marcante na história de Ibiporã foi homenageada pela administração municipal: a pioneira e professora aposentada Wanda Davanzo Gnann, de 98 anos. Natural de Sapezal (estado de São Paulo), Wanda veio com a família para o município em 1941. Foi uma das professoras pioneiras da cidade, tendo formado muitas mulheres no magistério.

Aos 91 anos, tirou sua carteira de habilitação. Em 2019, aos 94 anos, publicou o primeiro livro – “Sob o Sol”, e agora, em 2023, está realizando o sonho de aprender teclado no curso da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (assista ao vídeo em que ela conta essa história: https://www.youtube.com/watch?v=dsn2aDjn2S4).

Wanda Gnann foi homenageada em 2014 pela administração municipal e pela SMCT, com suas memórias fazendo parte do DVD book “Contos e Causos – volume 4”, que está disponível no canal do YouTube da SMCT: https://www.youtube.com/watch?v=R-Yjs_toZQY&list=PLGDuF0TrCK0Rqh8AdvNa5qnCBYBjH2NUS&index=4.

Acompanhada da filha, a professora Darlene Gnann Bueno, a pioneira recebeu cumprimentos e flores. A homenageada fez questão de presentear as autoridades com um exemplar do livro e também doou várias unidades da obra ao Museu Histórico, à Biblioteca Pública Municipal, e à SMCT, que os redistribuiu para algumas mulheres presentes ao evento.

Serviços oferecidos às mulheres

Durante o “Mulheres que Inspiram” também foram disponibilizados vários serviços prestados pelas secretarias municipais, voltados ao autocuidado feminino, promoção da saúde, capacitação profissional e orientação jurídica, tais como manicure, auriculoterapia, aferição da pressão arterial e glicemia; vacinação; teste rápido; Coordenadoria de Atendimento à Mulher de Ibiporã (Cami); Defensoria Pública para orientações jurídicas; orientações sobre o Cadastra Único; vagas de emprego e microcrédito especial para mulheres. “Com esta ação, a administração municipal objetivou proporcionar um momento agradável, de descontração, lazer, autocuidado e cidadania às milhares de munícipes que contribuem com o desenvolvimento de Ibiporã, além de manifestar nosso apoio na luta pela defesa da igualdade e valorização das mulheres”, concluiu a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Confira na galeria abaixo todas as fotos do evento.