Olha quem está fazendo aulas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT): a professora pioneira Wanda Davanzo Gnann, de 98 anos, que quis realizar mais um sonho na vida: aprender piano, depois de ter ficado famosa por tirar sua carteira de motorista aos 91 anos de idade.
Dona Wanda está vindo às aulas acompanhada da filha, a também professora e pedagoga no Colégio Estadual Olavo Bilac, Darlene Gnann Bueno.
Neste vídeo ela fala sobre Ibiporã e o livro de memórias que lançou no ano passado, com o título “Sob o Sol”, o qual doou exemplares ao acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI). A matéria tem participação do jornalista Jaime Kaster e do professor de teclado da SMCT, Alex Rodrigues, que está dando aulas à pioneira e à sua filha. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=dsn2aDjn2S4
HOMENAGEADA PELO MUNICÍPIO
Dona Wanda chegou a Ibiporã em 1941 e já foi homenageada pela Administração Municipal em 2013, quando participou do projeto municipal Contos e Causos – História Viva de Ibiporã, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com produção do MHAI. Ela foi uma das entrevistadas do livro e do documentário Contos e Causos vol. 4, que está disponível na íntegra no canal da SMCT no Youtube e pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/R-Yjs_toZQY?list=PLGDuF0TrCK0Rqh8AdvNa5qnCBYBjH2NUS.
No ano passado, suas memórias também estiveram presentes no filme "Memórias da Estação", lançado em 15/07/2022 (com depoimentos de 29 pioneiros de Ibiporã sobre a ferrovia), no lançamento do livro "A Cidade que nasceu dos trilhos". O filme pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=SKkZwcgOTOk&list=PLGDuF0TrCK0T8ry2xI14YrmR-HbCkBjeW&index=7
(Jaime Kaster/ SMCT/ PMI)