Visitantes italianos conhecem a Casa de Artes e o Cine Teatro Padre José Zanelli

Publicado em: 03/02/2023 16:09 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Área de Museus/ SMCT/ PMI

O italiano Oliviero Caironi (de azul), entre José Laurindo Petri e Michel Pelizzon, sendo recebidos por Jaime Kaster, da Secretaria de Cultura

Os dois italianos, de Brescia e de Catania, estiveram na Casa de Artes a convite de amigos da família Pelisson, de Ibiporã, aos quais agradecemos pela colaboração: Marcos Pelisson e Michel Pelizzon, além do professor José Laurindo Petri

O artista plástico e escultor italiano Oliviero Caironi, da cidade de Pontoglio, na província de Brescia, esteve nesta sexta-feira (03/2) em visita à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e ao Cine Teatro Pare José Zanelli, acompanhado do ex-diretor da Fundação Cultural de Ibiporã, o professor José Laurindo Petri, e do seu amigo, o ibiporaense Michel Pelizzon, que já trabalhou com  Oliviero na Itália na execução de grandes esculturas em resina e fibra de vidro.

Os visitantes foram recebidos por Jaime Kaster, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), órgão que administra esses e outros espaços culturais mantidos pela Prefeitura de Ibiporã.

Pelizzon e Petri trouxeram o visitante à Casa de Artes, por ser um local privilegiado de produção artística na região, onde viveu e trabalhou por cerca de 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015), com o qual ambos conviveram.

Michel é neto de Orlando Pelisson e de Aparecida Peretti Pelisson, pioneiros da cidade que acolheram Henrique em sua casa quando o artista chegou pela primeira vez a Ibiporã, em meados da década de 1960, e residiu por mais de um ano na casa da família.

Na visita, foram exibidas entrevistas de Henrique em vídeo e o italiano Oliviero gostou muito de conhecê-lo, bem como suas obras, as técnicas e seu ateliê, que fica nos fundos da casa.

OUTRO VISITANTE ITALIANO, DE CATANIA - Recentemente outro turista italiano foi recebido na Casa de Artes e nos espaços administrados pela Secretaria de Cultura e estava acompanhado de outro membro da família Pelisson e também ex-diretor da Fundação Cultural de Ibiporã, o músico e arquiteto Marcos Pelisson, tio de Michel Pelizzon.

Naquela oportunidade o visitante era Igor Cristaldi, de Catania, localizada na Sicília. Profissional do ramo automotivo, Igor gostou muito de ver como Henrique trabalhava com soldas e metais em suas esculturas. Na visita guiada por Jaime, da equipe da Secretaria, Igor passou pelo Museu Histórico e de Artes (MHAI), pela Casa de Artes, o Cine Teatro e a Igreja Matriz, que é repleta de obras de Henrique de Aragão. Teve um bate-papo na ocasião com o diretor da SMCT, Marcos Romani, e com a professora de cerâmica Maria Aparecida dos Santos. Confira fotos das visitas: