SMCT atendeu mais de 900 pessoas com cursos e oficinas em 2022

Publicado em: 20/01/2023 09:30 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

SMCT atendeu mais de 900 pessoas com cursos e oficinas em 2022

Alunos do curso de teatro em apresentação do musical “O Mágico de Oz”, no Cine Teatro/Arquivo/SMCT/PMI

Com o objetivo de democratizar o acesso à formação e produção cultural de qualidade, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) oferta, desde o final dos anos 80, cursos gratuitos à comunidade, em diferentes áreas, tais como artes plásticas, visuais, música, dança e teatro.

Somente no ano passado, foram 937 alunos atendidos, de crianças a idosos, entre cursos e oficinas realizados na sede da SMCT, Biblioteca Pública Municipal e espaços descentralizados. Em 2022, segundo levantamento da coordenação do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac) da SMCT, 528 pessoas concluíram o ano participando de algum dos 11 cursos ministrados por 16 professores especializados, com vasta experiência em sua área de atuação, e utilizando as metodologias mais atuais e adequadas aos alunos conforme a sua faixa etária. A saber:

• baixo
  • ballet
  • bateria
  • canto coral
  • canto livre
  • cerâmica
  • desenho
  • guitarra
  • teatro
  • teclado
  • violão

Além das apresentações em eventos promovidos ao longo do ano pela SMCT, ou a convite de outras secretarias, os alunos do Cefac mostraram o que aprenderam ao longo do ano em belas apresentações ocorridas em novembro e dezembro, no Cine Teatro Padre José Zanelli, sempre com plateia lotada.

DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA

Buscando a formação cidadã por meio da arte em suas diversificadas linguagens, em 2022, a cultura chegou a bairros distantes do centro, por meio de seis oficinas ofertadas gratuitamente pela SMCT. As ações ocorreram em conjunto com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, totalizando cerca de 450 pessoas atendidas.

Nas quadras dos Jardins John Kennedy, Santa Paula e Terra Bonita ocorreram as oficinas de danças urbanas. A capoeira foi ministrada na sede da Secretaria de Assistência Social e no John Kennedy. Aulas de teatro foram levadas aos alunos do período integral do Colégio Estadual do Jardim San Rafael. A estreia no palco do Cine Teatro ocorreu no final do ano passado, com a apresentação de “Os Saltimbancos”. Crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tiveram acesso a oficinas de musicalização e canto coral. O projeto de descentralização da cultura também chegou aos alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) por meio das aulas de desenho, teatro e canto coral.

INCLUSÃO

Visando incentivar a inclusão das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade no desenvolvimento de suas habilidades artísticas, a SMCT, com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi), tem ofertado aulas de música e teatro a alguns alunos do Cadevi, aos pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e cerâmica para moradores em situação de rua acolhidos no abrigo do projeto “Mãos que Acolhem”.

MAIS CURSOS EM 2023

Preocupada em trabalhar a formação e a produção artística de modo continuado e acessível, em 2023 a SMCT amplia a oferta de cursos livres gratuitos, para diferentes faixas etárias, e nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), tanto em sua sede como nos espaços descentralizados.

Mais de R$72 mil foram investidos na aquisição de instrumentos musicais de cordas, sopro e percussão e suprimentos para os projetos de musicalização e formação da banda marcial da SMCT.

A SMCT também está contratando professores e estruturando um Núcleo de Artes Visuais para a oferta dos cursos gratuitos de cerâmica, desenho, desenho/design, grafite, pintura em tela e fotografia. “O município de Ibiporã reconhece a importância da cultura e turismo sendo áreas fundamentais para a formação da identidade cultural, de inclusão social e de fomento econômico. Além de uma programação cultural diversificada, contemplando todas as modalidades artísticas, a SMCT também oferece cursos gratuitos, atendendo crianças, jovens e adultos, que por sua qualidade, são muito procurados pela comunidade. Para 2023, a nossa meta é ampliar os cursos ofertados à comunidade e o projeto de descentralização e inclusão, assegurando o acesso democrático da população aos bens culturais e o direito à sua fruição, fortalecendo os vínculos com a cidade, estimulando atitudes críticas e cidadãs e proporcionando prazer e conhecimento”, conclui a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Assista as apresentações de final de ano dos alunos dos cursos de música, dança e teatro no canal do YouTube da SMCT: www.youtube.com/fcibipora