Capacitação para prevenção de incêndio e primeiros socorros em caso de emergência

 

Publicado em: 23/12/2022 12:09 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / SMCT/ PMI

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) promoveu um curso básico de Primeiros Socorros e de Treinamento de Brigadista para um grupo de servidores e colaboradores da Pasta nos últimos dias 21 e 22 de dezembro. O curso foi ministrado pelo engenheiro de segurança no trabalho, que é também engenheiro eletricista e civil, Jocimar de Moura da Silva. A formação, com conteúdos teóricos e práticos, aconteceu no Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI) e também no Cine Teatro Padre José Zanelli.

De acordo com a secretária de Cultura, Lourdes da Silva Narcizo, a capacitação objetivou preparar a equipe para eventuais sinistros nos espaços administrados pela Secretaria e o que fazer em caso de atendimento emergencial de saúde, um princípio de incêndio, e a melhor forma de evacuar os locais para proteger os usuários. Foi também em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o funcionamento do Cine Teatro, assinado entre o Município e o Corpo de Bombeiros local.

A capacitação foi básica, visando apenas preparar na unidade “prestadores de serviço” até a chegada de socorristas qualificados ao local. Uma das distinções enfatizadas foi para qual telefone de emergência se deve ligar. Em caso vítima clínica, ligar para 192 (Samu); se for um caso de vítima de trauma ou incêndio, ligar para 193 (Siate/ Bombeiros); e se o problema for de segurança, ligar para 190 (Polícia Militar).