Obrigada, Ibiporã!!!! O “Natal de Paz e Luz” 2022 foi muito especial! Durante 15 dias, a Praça Pio XII recebeu várias atrações musicais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), como João Marcio e Fabiano, New Sound Banda Show, Coral Entre Nós, Banda do 4º Colégio da PM (CPM), de Maringá, Grupo Teatral Arte Encenada, Mariana e Mateus, e atividades gratuitas para todas as idades.
A abertura ocorreu na noite do dia 4 de dezembro, um domingo, com a abertura da Vila do Natal, inauguração e acendimento da decoração natalina, Circo Tangará e Grupo Vocal Entre Nós. O evento ainda contou com uma surpresa – a chegada do Papai Noel, que “desceu dos céus”, suspenso por um guindaste, em uma apresentação circense e acrobática do Circo Tangará, que emocionou a todos.
Ao longo das semanas a programação foi intensa, com o Papai Noel recebendo as famílias em sua casa todas as noites, trenzinho, brinquedos infantis, food trucks, e uma novidade proposta pela coordenadora do projeto natal, a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, que trouxe literatura e encantamento para o nosso Natal: o cantinho dos Contos Natalinos. Todas as noites, em frente ao livro gigante, servidores municipais, alunos do curso de teatro da SMCT, professores e voluntários se revezaram para ler e encenar contos natalinos para as crianças que estavam no local.
“Os moradores de Ibiporã e cidades da região vivenciaram um natal histórico, diferenciado, preparado com muito amor e carinho, e com atrações que contemplaram a família toda. A proposta é resgatar o espírito natalino, valorizar as nossas origens, raízes, para que possamos deixar um legado às futuras gerações”, valoriza a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.
Outro ponto alto da programação foi o 2º Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã, que, na noite de sexta-feira (16) levou cores, luzes, magia e encanto à Avenida Paraná/Santos Dumont. Um bom público fez-se presente o prestigiou o cortejo natalino, promovido pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), outras secretarias municipais, e a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF).
Com cerca de uma hora de duração, o cortejo, com cerca de 250 integrantes, entre servidores municipais das Secretarias de Administração, Assistência Social, Cultura e Turismo, Esportes, Educação, Obras, atletas, funcionários, voluntários e alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos dos cursos livres ofertados gratuitamente pela SMCT, e o grupo do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), saiu da rotatória próxima ao Banco do Brasil e finalizou na Caixa Econômica Federal, depois de percorrer parte da Avenida Paraná/Santos Dumont.
Com música, dança, alas e carros, o espetáculo de Natal ressaltou os principais personagens da data, o Presépio Vivo, a Fábrica do Natal, representando o trabalho da APMIF na confecção da decoração natalina que enfeita a cidade; a magia dos presentes e o sonho do Velho Noel, que desfilou de trenó, acompanhado da Mamãe Noel, gnomos e crianças. As secretarias municipais também mostraram alguns de seus projetos e conquistas alcançados ao longo deste ano.
O desfile foi abrilhantado pela participação da Orquestra Sinfônica “Arte e Vida”, de Arapongas. Sob a regência do maestro Claudemir Trevisan, a orquestra veio com cerca de 35 integrantes, entre músicos voluntários, e alunos das oficinas de sopro, percussão e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas.
“No ano passado esse desfile foi um sucesso. Então decidimos unir esforços e dar continuidade a algo tão especial na cidade, que em 2022 está completando 75 anos. Nossa população merece, e claro, teve muita gente envolvida para garantir que este evento fosse lindo e ficasse, novamente registrado na memória dos cidadãos”, valorizou a coordenadora do “Natal de Paz e Luz.
O último dia do “Natal de Paz e Luz” foi domingo (18), sendo marcada pela cerimônia de encerramento, que contou com as presenças do prefeito José Maria Ferreira, a vice, Mari de Sá, a coordenadora do projeto de Natal e primeira-dama, Eliana Eik, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Chimentão, os vereadores Rafael Eik e Rafael da Farmácia, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e demais secretários e diretores; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Artur Abreu Martins Junior, além de representantes das Polícias Civil e Militar, e, claro, o Papai Noel.
O prefeito parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos no evento, elogiando a decoração natalina, as atrações artísticas e ressaltando o fato de não ter sido registrado nenhum incidente durante os 15 dias de evento. Também agradeceu à população que prestigiou o “Natal de Paz e Luz” e cuidou dos enfeites natalinos, que estarão embelezando Ibiporã até o dia 5 de janeiro. “Quero desejar a todos e todas um Natal de paz, luz e harmonia, e um próspero 2023, com muitos anseios realizados”, finalizou José Maria.
Após a cerimônia, quem subiu ao palco foi o grupo de pagode Negritude Júnior, reunindo um grande número de pessoas que se divertiram com um repertório que surpreendeu e manteve todos animados do início ao fim.
NATAL DE PAZ E LUZ DE IBIPORÃ
De 04 a 18/12, na Praça Pio XII
Realização: Prefeitura de Ibiporã (Secretaria de Administração) / Apoio: Apmif Ibiporã
Programação artística: Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT)