17/12/202: Dia histórico para Ibiporã! ‘Cápsula do Futuro’ é novamente lacrada

Publicado em: 20/12/2022 13:05 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

17/12/202: Dia histórico para Ibiporã! ‘Cápsula do Futuro’ é novamente lacrada

Foto de Jean Moledo (Núcleo de Comunicação Social / PMI) após a cápsula ser lacrada

Confira o que foi para dentro da cápsula e as mais de 10 mil mensagens escritas para o futuro pelos ibiporaenses

17/12/2022: Dia histórico para Ibiporã! Nesta data, foi lacrada novamente a “Cápsula do Futuro”, com as mais de 10 mil mensagens nela depositadas, escritas neste ano do Jubileu de Diamante (2022) para serem lidas somente em 2047, quando ela for reaberta, no Centenário do Município, em 08/11/2047.

O clima entre os presentes na manhã do sábado (17/12) era de entusiasmo e expectativa, para a inserção das novas mensagens escritas pelas famílias de ibiporã e entregues nas 85 urnas que foram espalhadas por espaços públicos e particulares da cidade. Cartas que agora ficaram para a posteridade.

A primeira abertura da “cápsula” foi no último dia 8 de novembro, aniversário de 75 anos de Ibiporã, com a retirada das mensagens escritas em 1997 e que começaram a ser entregues no mês passado aos destinatários, na Biblioteca Pública (na Rua Primeiro de Maio, 200 - Centro). Muitas ainda não foram retiradas e todas permanecerão na Biblioteca à disposição dos interessados.

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) coordenou todo o trabalho de retirada, higienização e a entrega ordenada das cartas de 1997, bem como o processo de distribuição das 85 novas urnas pela cidade, com os mais de 10 mil formulários que foram preenchidos pelos cidadãos e depositados na cápsula no último sábado.

A campanha de escrita de mensagens para 2047 foi abraçada por toda a comunidade, principalmente pelas escolas, que enviaram cerca de 5 mil cartas dos pais, professores, funcionários e alunos.

PERSONAGENS E CURIOSIDADES

Para celebrar o novo fechamento da cápsula, houve no último 17 um brinde à história, feito pelas autoridades e famílias presentes. O presidente da Câmara de Vereadores em 1997, Rubisney Inácio Pinto, abriu o vinho que havia sido depositado na cápsula em 1997 pelo também vereador Luiz Karimata. Foi um momento especial.

Alguns personagens na ocasião foram o pioneiro José Bonfim Ledo, de 88 anos, que esteve com seu filho Roberto e depositaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida como lembrança para os netos ou bisnetos em 2047. Outro foi o garoto Vinícius Cardim Botelho Lopes, que depositou uma bola de futebol com assinaturas da família, bem como sua irmã, que colocou o livrinho que estava lendo, e seus pais, que escreveram mensagens para 2047.

PARA OS SUCESSORES EM 2047

O prefeito José Maria Ferreira disse que escreveu várias mensagens, entre elas algumas para o prefeito ou a prefeita que estiver em 2047. A vice-prefeita Mari de Sá escreveu suas últimas mensagens momentos antes do fechamento. A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, quis depositar fotos de eventos artísticos e culturais que marcaram o ano de 2022 (pós pandemia) e também fotos da equipe atual. O responsável pelos museus da Secretaria, Jaime Kaster, depositou cópia de todas as publicações da mídia em 2022 alusivas à Cápsula do Futuro, além jornais comemorativos ao aniversário dos 75 anos do Município, convites impressos e documentos sobre as ações executadas pelos museus e eventos de memória realizados pelo Município que marcaram este ano do Jubileu.

LIVRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O secretário municipal de Educação, Antônio Prata Neto, depositou um livro publicado pela Secretaria com redações e mensagens para o futuro escritas pelos alunos. Escreveu também para o secretário (a) que estiver na Pasta em 2047 e comemorou a adesão em massa das escolas e CMEIs à campanha de redação de cartas. Como parte do projeto “Pequenos Leitores, Futuros Escritores”, os professores trabalharam os 75 anos do Município e neste resgate histórico incluíram também a Cápsula.

O fechamento da Cápsula foi mais um dos eventos comemorativos ao Jubileu de Diamante (75 anos).

Confira imagens desse dia que ficou para a história!

As fotos de drone feitas por Jean Moledo (NCS/ PMI) foram depositadas também na cápsula, antes dela ser lacrada.

GALERIA DE IMAGENS: fotos Jaime Kaster/ SMCT/ PMI e Jean Moledo / NCS/ PMI

Texto: Jaime Kaster/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI