Fechamento da ‘Cápsula do Futuro’ de Ibiporã é neste sábado (17/12), às 9h

Publicado em: 15/12/2022 17:19 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / SMCT/ PMI

Mensagens das crianças vieram de todas as escolas da cidade, motivadas pela campanha para se escrever para o futuro

Terminou nesta quinta-feira (15/12), às 17h, o prazo para a redação de mensagens sobre a “Ibiporã do futuro” e de cartas que cada um deixou para seus amigos e familiares lerem somente em 2047, quando o Município estiver completando 100 anos.

As cartas foram trazidas até a Biblioteca Pública Municipal, e amanhã (sexta) as funcionárias do setor irão acondicionar em plásticos as cerca de 10 mil cartas escritas por alunos e pessoas da comunidade.

Os sacos plásticos com todo o conteúdo serão fechados a vácuo para serem depositados na “Cápsula do Futuro” em cerimônia marcada para este sábado (17/12), a partir das 9h, no Marco do Cinquentenário de Ibiporã, localizado às margens da BR-369, na saída para Londrina.

TRABALHO DE LIMPEZA E ENTREGA

A cápsula (um poço de concreto construído em 1997) foi aberta no último dia 8 de novembro, data do aniversário de 75 anos do Município. Na ocasião, foram retiradas as mensagens escritas em 1997, que estão sendo entregues a todos os destinatários, na Biblioteca Pública (na Rua Primeiro de Maio, 200 - Centro).

Todo o trabalho de higienização, separação por ordem alfabética e entrega das cartas está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Em seguida, foi lançada a campanha para a redação de novas mensagens para 2047.

MAIS DE 10 MIL FORMULÁRIOS

Foram distribuídos 10 mil formulários padrão (modelo de carta com destinatário e remetente) e colocados em 85 pontos de coleta (comércio, supermercados, bancos, escolas, unidades de saúde e espaços públicos). Devido à grande procura, os formulários acabaram e as pessoas escreveram em outros tipos de papel, mas todos serão depositados na nova cápsula.

Agora, neste sábado, dia 17, acontece o segundo fechamento da cápsula, com as mensagens para os próximos 25 anos. Uma vez lacrada, só será reaberta e retirada novamente a tampa de concreto no Centenário de Ibiporã, em 2047.

NOVAS MENSAGENS DAS ESCOLAS

A maior parte das mensagens veio das crianças, adolescentes e dos jovens matriculados nas escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs), públicos e particulares.

A Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã estimulou os seus mais de 5 mil alunos a escreverem. Como parte do projeto “Pequenos Leitores, Futuros Escritores”, os professores trabalharam o tema dos 75 anos do Município (Jubileu de Diamante) e neste resgate histórico incluíram a cápsula do futuro.

Procuraram envolver toda a comunidade escolar, desde os alunos do berçário, que deixaram a marca dos seus pés e mãos no papel. Já os pais escreveram cartas aos filhos até o 5º ano do Ensino Fundamental. Mais de 5 mil alunos e cerca de 1.000 servidores (do quadro próprio e terceirizados) todos foram estimulados a imaginar a Ibiporã do futuro, imaginar como estarão daqui a 25 anos.

AS IMPRESSÕES PARA 2047

“As impressões deixadas por todas as crianças e adultos agora em 2022 serão com certeza riquíssimas para serem lidas e interpretadas em 2047, pois até lá Ibiporã terá passado por muitas transformações”, projeta o prefeito José Maria Ferreira. “E estaremos depositando na cápsula, neste dia 17 de dezembro, todas as mensagens, expectativas e esperanças para o futuro que cada ibiporaense escreveu e desejou agora em 2022”, finalizou.

Fica então o convite a todos os que depositaram a sua mensagem nas urnas, para participarem do fechamento da cápsula neste sábado (17), a partir das 9 horas.

Fechamento da ‘Cápsula do Futuro’ de Ibiporã

Quando: 17/12 (sábado)

Local: Marco do Cinquentenário, às margens da BR-369 (saída para Londrina)

Realização: Prefeitura de Ibiporã