Os sonhos depositados na Cápsula e como será a limpeza e distribuição das cartas

 

Publicado em: 09/11/2022 16:59 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

Whatsapp

 

Os sonhos depositados na Cápsula e como será a limpeza e distribuição das cartas

Retirada de uma caixa depositada em 1997 pela Câmara Municipal. Sávio Cembranelli, Lourdes Narcizo, o ex-vereador Karimata e prefeito José Maria (d)

Confira os discursos e depoimentos de personagens sobre a Cápsula do Futuro e como será a logística de entrega das cartas, que já começaram a ser higienizadas na Biblioteca.

O ato de abertura da “Cápsula do Futuro”, na manhã desta terça-feira (8/11), que abriu os festejos do dia do aniversário de 75 anos de Ibiporã, resultou em uma grande festa. O fato a atraiu a imprensa da região, devido à curiosidade das pessoas em saber como estariam as cartas, fotos e objetos colocados dentro de pacotes plásticos e depositados na cápsula de concreto há 25 anos e lacrada exatamente no dia 08 de novembro de 1997.

Localizada no Monumento do Cinquentenário, às margens da BR 369, a cápsula recebeu milhares lembranças e cartas escritas em 1997 por ibiporaenses para que pudessem ser lidas pelos respectivos destinatários 25 anos depois, ou seja, neste ano.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e religiosas, imprensa, pioneiros, servidores e da comunidade em geral. Foram saudados familiares do ex-prefeito Nadir Bigati, que era o prefeito na época da construção da cápsula, do então vice-prefeito, José Ary Pelisson, e os vereadores daquela legislatura (1997-2000), uma vez que a cápsula foi um projeto da Câmara Municipal, de autoria do então vereador Rubisney Inácio Pinto. Os demais vereadores eram: Lourdes Aparecida Narcizo, Maria Aparecida Zanoni Cembranelli, João Toledo Coloniezi, Jacinto Semprebom (falecido), Pedro Chimentão, Luiz Karimata, Derso Leal, Orlando Ferreira. Pedro Bandeira (Prof. Biata) e João Odair Pelisson. Quase todos estavam presentes na cerimônia de ontem (08).

COMO SERÁ A LOGÍSTICA DE ORGANIZAÇÃO E ENTREGA

Após a benção do padre João Giomo (PIME), a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, explicou como será a logística de entrega das cartas. “Seguindo a deliberação da comissão criada para se definir como seria a abertura e o destino dos objetos da Cápsula, ficou decidido que as cartas não seriam entregues no dia de abertura aos destinatários, já que precisariam passar por higienização e limpeza", explicou a secretária. Integram essa comissão representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Saúde, TI, Comissão dos 75 Anos e também o ex-vereador Rubisney Inácio Pinto, que coordenou todo o processo em 1997.

Para disciplinar o processo de distribuição aos destinatários, as cartas foram trazidas dentro de plásticos lacrados até a Biblioteca Pública Municipal. No local, servidoras da Secretaria de Cultura estão efetuando a higienização e posteriormente a organização e separação das cartas por ordem alfabética.

 Uma vez terminada a relação com os nomes dos destinatários, essa lista será publicada no Diário Oficial do Município (www.ibipora.pr.gov.br/jornal-oficial/) e nos canais de comunicação da Prefeitura e da SMCT para se dar ampla publicidade e transparência ao processo. A partir daí, todos os interessados poderão se dirigir à Biblioteca (localizada à Rua Primeiro de Maio, 200, ao lado da Secretaria de Cultura) e retirar suas cartas, mediante apresentação de documento e assinatura de um livro de protocolo.

PREFEITO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CÁPSULA

Para o prefeito José Maria Ferreira, a abertura da cápsula foi um momento histórico para a cidade: “A importância deste ato que aqui celebramos é pelo que essa cápsula representa para nós. Ela representa aqui o depósito de esperanças, de sonhos, representa aquilo que desejávamos para nossa cidade nos próximos 25 anos... Como nós gostaríamos que a nossa cidade fosse e como ela viria a acolher nossos filhos e netos. O sonho está aqui depositado nestas mensagens... Cumprimento todos os vereadores da época, que entenderam por bem criar esse espaço de cultura e de reflexão para o futuro. Hoje é muito mais um desdobrar daquilo que pensamos lá atrás. Pois muitos colocaram aqui na cápsula um recado para um filho, a declaração de amor à família e a esta terra, desejaram o sucesso para os filhos, sonhos de todas as formas... E hoje estamos aqui para abri-la e com um propósito, juntamente com a Câmara de Vereadores, de coletarmos por toda a cidade, nas escolas, empresas e em todos os órgãos públicos, novas cartas e mensagens para os próximos 25 anos. Para que no ano do centenário de Ibiporã nós tenhamos a oportunidade de nos reconhecermos – aqueles que aqui estiverem – dentro destes sonhos de uma cidade justa, desenvolvida, com um bom nível educacional, um bom nível de integração entre os seus, respeitando o meio ambiente e olhando para o futuro como uma promessa, uma dádiva de uma Terra Bonita, que foi o nome que, aqueles que aqui chegaram, deram a essa terra e nela colocaram o seu trabalho, o seu esforço e as suas realizações”.

PERSONAGENS QUE ESCREVERAM CARTAS EM 1997

O administrador Leonardo Grisotto veio de Florianópolis (SC), especialmente para o evento de abertura da cápsula. Quando tinha 14 anos, escreveu e depositou uma carta para a futura esposa e filhos. “É um exercício de futurologia. Na época eu escrevi uma declaração para a minha futura esposa e filhos e, pelo que me lembro de estar escrito lá, se realizou. A expectativa é grande para ver exatamente o que eu escrevi e o que as pessoas escreveram para os seus parentes. Tem gente que não está mais aqui, que já se foi, então vai ser emocionante”, relatou .

Outro que depositou carta na época, quando tinha 14 anos, foi o atual secretário municipal de Educação de Ibiporã, Antônio Prata Neto. “Quando fui escrever, pensei nos meus pais, em quem poderia estar vivo hoje... Falei muito sobre tecnologia, coloquei na carta o que havia de mais tecnológico na época. Um fato curioso: contei um segredo que o meu pai não sabia, que eu fumava na época, mas graças a Deus não fumo mais. E escrevi também sobre uma menina que eu gostava na época (risos)... Hoje meus pais não estão mais vivos, mas quero deixar uma nova carta para ser lida daqui a 25 anos. Lá atrás escrevi uma carta como menino... Hoje posso perceber o marco que é esse momento histórico que estamos vivendo, já pensando nos próximos 25 anos”, projetou o secretário.

(fotos: Jean Moledo / NCS / PMI, Marcos Romani e Jaime Kaster/ SMCT e Portal GNews).

A cerimônia de abertura teve transmissão ao vivo, pelo Facebook da Prefeitura Municipal . Assista em:

https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldeibipora/videos/659533635788486

NOVAS MENSAGENS PARA OS 100 ANOS

Que tal deixar cartas para a “Ibiporã dos 100 anos”? A Prefeitura e a Câmara Municipal decidiram fazer um grande chamamento à comunidade para redigir novas mensagens para serem colocadas na cápsula e lidas no ano do Centenário do Município, em 2047. Os modelos de carta padrão para as mensagens ainda estão sendo impressos e nas próximas semanas serão anunciados os locais onde ficarão os pontos de coleta à disposição da população.

As caixas com as novas cartas serão recolhidas na semana do fechamento da Cápsula do Futuro, que deverá ocorrer em uma cerimônia no dia 17 de dezembro, a partir das 9h, no mesmo local. Uma vez lacrada novamente, a cápsula só será reaberta daqui a 25 anos, em 2047.

Quem aí está animado para escrever à Ibiporã dos 100 anos? Compartilhe e envie este post aos amigos e familiares. Você também é parte dessa história da nossa Terra Bonita!

#ibiporã75anos

#jubileudediamante