A exposição “A Magia das Cores - 2”, do artista plástico ibiporaense Célio Semprebon, será aberta nesta quinta-feira (03), às 18h30, no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli. A exposição, que estará aberta à visitação pública até o final do mês, é promovida pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e integra as comemorações pelos 75 anos de emancipação política do município, a serem celebrados no dia 8 de novembro.
São mais de 20 telas em pintura digital - técnica a qual o artista começou a se dedicar há pouco mais de 10 anos - em uma mistura de pop art e abstrato. ''Quando coloco uma cor ao lado da outra nos meus quadros, crio um jogo para confundir a visão da pessoa. Nessas telas não coloco a mão na hora de fazer, mas a mente. Esta série de quadros foi denominada “A Magia das Cores” porque busco envolver o espectador na ilusão que muitas vezes as formas, cores e nossos olhos nos impõem, enganando nosso cérebro sem que percebamos produzindo, assim, diferentes emoções”, explica o artista plástico.
Para Semprebon, a utilização da tecnologia é parte da própria evolução da arte, o que facilita também o acesso de muitas pessoas à cultura. ''Se você se basear nas primeiras manifestações artísticas verá que na pré-história, os homens pintavam com as mãos. Porém, houve uma evolução. Hoje temos a tecnologia à disposição. O que importa em arte é o fato criador e não a forma de criação'', acrescenta o artista plástico, que ressalta a rapidez com que esses trabalhos são produzidos, o que os torna mais baratos em relação às outras técnicas de pintura. Semprebon contabiliza mais de 300 obras em arte digital prontas.
Sobre o artista
Natural de Ibiporã, o artista plástico Célio Semprebon nasceu no dia 4 de janeiro de 1954. O dom artístico foi descoberto e incentivado pelos pais ainda criança. Aos 16 anos começou a estudar pintura e desenho na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde atuou como professor de desenho artístico, pintura, escultura e cerâmica no período de 1970 a 1986. Também foi diretor da Casa de Artes de 1976 a 1977.
O artista plástico participou na confecção de algumas esculturas e pinturas do artista sacro Henrique de Aragão, dentre elas as esculturas “Monumento ao Desbravador”, localizada na Praça Sete de Setembro, em Maringá; “Cristo Libertador”, instalada em frente ao Auditório Pioneiros, no complexo da antiga Estação Ferroviária (Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural); “Cristo Ressuscitado”, que se encontra no altar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz; pintura da Via Sacra na Catedral de Apucarana e também auxiliou na pintura da igreja de Astorga.
Semprebon graduou-se em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1976. Também lecionou em diversas escolas e universidades do município de Ibiporã e região, onde foi convidado por várias instituições a ministrar e levar seus conhecimentos artísticos. Dirigiu o Colégio Estadual Olavo Bilac entre 1985 e 1989.
Ao longo da carreira, o artista também participou e foi premiado em vários salões de artes nacionais e internacionais.
Serviço
Exposição “A Magia das Cores – 2”, do artista plástico ibiporaense Célio Semprebon
Abertura: 03 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 – Centro)
Visitação
Até 30 de novembro, durante os eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Instituições de ensino ou grupos que quiserem agendar visita guiada com Célio Semprebon, ligar para os números: (43) 31780215/0216. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Os quadros estarão à venda durante a exposição