Semana da Criança é celebrada com diversão, cultura e cidadania em Ibiporã

Publicado em: 19/10/2022 16:07 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Semana da Criança é celebrada com diversão, cultura e cidadania em Ibiporã

"1º Dia das Crianças da Cultura" foi dedicado aos alunos dos cursos ofertados pela SMCT. Letícia Neris/SMCT/PMI

O Dia das Crianças, em 12 de outubro, foi celebrado de uma forma muito especial em Ibiporã, com uma programação que misturou cidadania, diversão, cultura e saúde para toda a família.

Na sexta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), promoveu no Museu do Café o "1º Dia das Crianças da Cultura". Voltado especialmente para os alunos matriculados nos cursos livres ofertados gratuitamente pela secretaria, o evento reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes.

A ação, preparada pela equipe da Cultura, contou com atividades recreativas, musicais, artísticas, culturais, além de brinquedos e distribuição de algodão doce e pipoca para a criançada.

Já na manhã de domingo (16), na Praça Pio XII, a SMCT marcou presença na “Feira da Saúde e Semana das Crianças”, realizada pela Prefeitura de Ibiporã, com apoio da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), e secretarias municipais.

A programação artística foi variada. Teve o "Coral Jovens da Cultura", com alunos do curso de Música da SMCT; a peça “O menino que vendia palavras”, encenada pelos alunos do Teatro; o maestro Roney Marczak, acompanhado dos filhos e amigos apresentando um variado repertório, que foi do clássico a música caipira; a apresentação de “O Cravo e a Rosa” pela Secretaria de Educação, e muitos brinquedos disponíveis, atividades lúdicas e pedagógicas, além de pipoca e algodão doce.

Os munícipes também tiveram acesso a uma série de serviços e ações ofertados pelas secretarias, tais como: inscrições no Cadastro Único, Defensoria Pública, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, vacinações, orientações odontológica e nutricional, informações sobre vagas de trabalho, seguro desemprego, MEI e crédito pela agência de fomento.

O secretário interino de Cultura e Turismo, Marcos Romani, ressaltou que o Dia das Crianças em Ibiporã vai muito além de uma data comemorativa, é o momento de valorização e cuidado daqueles que serão o futuro de nossa cidade. “O 1º Dia das Crianças da Cultura” foi uma ideia da nossa coordenadora pedagógica, Elaine Melhado, objetivando proporcionar a integração entre os alunos dos cursos, momentos de lazer, e também incentivar a criatividade, improvisação e a interpretação, por meio das atividades culturais e artísticas. Temos mais de 1100 alunos frequentando gratuitamente os cursos e oficinas ofertados pela SMCT, e este evento possibilitou uma interação muito bacana entre eles e a equipe. Foi um sucesso!  Queremos repetir a dose em 2023, quem sabe para um público maior e oferecendo mais atrações”, concluiu Romani.