Bom público prestigia primeiro final de semana do “Outubro em Cena”

Publicado em: 10/10/2022 16:11 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Casa cheia, muita cultura e emoção marcaram o primeiro final de semana do "Outubro em Cena". Alunos do curso livre de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) subiram ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli neste sábado (08) e domingo (09) para a estreia dos espetáculos "O Pequeno Príncipe" e "Um Conto de Fadas Nada Encantado".

Com a maioria do elenco formada por alunos das turmas iniciantes, as estreias foram uma oportunidade de eles driblarem o nervosismo e representar pela primeira vez para um grande público.

Em sua segunda edição, o “Outubro em Cena” é um projeto da SMCT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é comemorar o mês da criança realizando apresentações de teatro destinadas ao público infantil sem cobrança de ingresso. O evento integra as comemorações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, que ocorrerá em 8 de novembro.

O coordenador do curso de teatro da SMCT, Vradson Castro, enfatiza que além de uma excelente oportunidade de trabalhar a formação de público para prestigiar apresentações artísticas em Ibiporã, o “Outubro em Cena” é a primeira experiência no palco para a maioria dos alunos, e uma prévia para a apresentação dos espetáculos de encerramento do semestre. “Os atores estão muito dedicados e animados com o projeto. Eles têm se envolvido não apenas com os ensaios, mas com toda a parte técnica também, desde roteiro até figurino, iluminação, sonoplastia. O público pode esperar muita diversão e emoção no palco do Cine Teatro”, conclui Castro.

Próximas apresentações

“O Pequeno Príncipe”

Quando: 16 (domingo), 22 (sábado) e 29 (sábado)

Horário: 16 horas (nos dias 8, 16 e 22). No dia 29, às 20h

Local: Cine Teatro Pe. José Zanelli

“Um Conto de Fadas Nada Encantado”

Quando: 9 (domingo), 15 (sábado), 23 (domingo) e 29 (sábado)

Local: Cine Teatro Pe. José Zanelli

*Classificação livre

Serão disponibilizados 300 ingressos por sessão para as escolas municipais (dois ingressos por alunos) e outros 200 à população. Os portões do Cine Teatro abrirão 30 minutos antes do espetáculo, e a entrada será por ordem de chegada.

A SMCT recomenda que as crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de um adulto/responsável para assistir as apresentações.

Sobre os espetáculos

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é uma adaptação para o teatro do livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história de um piloto que faz um pouso forçado no meio do deserto do Saara e como quem vê uma miragem, o piloto conhece um menino, que relata sobre suas aventuras ao sair do pequeno planeta.

O espetáculo conta com um cenário de projeção e iluminação específico para as cenas. Quatorze alunos das turmas adulto e juvenil de teatro participam da montagem da peça, escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro.

Como a peça já foi apresentada no final do ano passado, dois elencos se revezarão nas apresentações.

Um Conto de Fadas Nada Encantado

O espetáculo conta de forma bem humorada o que aconteceu nos bastidores dos contos de fada, unindo diferentes versões de diversos personagens do universo infantil. Escrita e dirigida pela professora Jessica Coutinho, com a colaboração do elenco, a peça será encenada pelos alunos do primeiro ano do curso de teatro da SMCT.

Mais informações: 3178-0215/0216.