Museu é reaberto à comunidade

Publicado em: 23/05/2011 06:46

A comunidade de Ibiporã, pioneiros e autoridades prestigiaram na última quarta-feira a cerimônia de reabertura do Museu de Artes e História de Ibiporã - \'Espaço de Memória\', mantido pela Prefeitura.

O museu esteve fechado por vários meses para reforma e adequações para melhor armazenamento dos documentos e objetos que guardam a história de Ibiporã e, agora, foi reaberto ao público para pesquisas e visitação.

Um dos destaques da reabertura fica por conta da mostra das obras sacras barrocas pertencentes ao acervo da Fundação Henrique de Aragão (esculturas do século XVII), que ficarão em exposição no museu até o dia 18 de junho. O centro tecnológico, com 11 computadores, também chama atenção da comunidade, que poderá realizar pesquisas e desenvolver trabalhos escolares.

A cerimônia de entrega dos novos equipamentos e a apresentação das melhorias feitas aconteceu no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. O trabalho de recuperação, além do investimento da Prefeitura, recebeu recursos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (R$ 101 mil) e do Estado, por meio da SETI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (R$ 44 mil).

\"Foram mais de R$ 150 mil de investimento. Nunca se fez um investimento tão grande em prol da recuperação da memória de Ibiporã. Podemos nos orgulhar do nosso museu\", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, durante a cerimônia.

A solenidade teve as presenças do prefeito José Maria, da primeira-dama Eliana Eik Ferreira, do deputado federal André Vargas, da vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão; da Sra. Maria Aparecida Vidigal, autora do Hino do Cinquentenário de Ibiporã; do vereador João Coloniezi, do pastor Marcelo Ciaca, e da jornalista do Espaço de Memória, Ana Maria Alcântara.

André Vargas ressaltou que tinha vários eventos em Londrina, mas quis vir a Ibiporã \"para prestigiar esse ato tão importante, que mostra o cuidado que Ibiporã tem com a sua história e seus pioneiros\" e parabenizou a administração municipal. \"Parabéns a vocês pela boa gestão na cultura e nas outras áreas. Temos sido parceiros de Ibiporã em diversas obras, uma delas a restauração da Estação Ferroviária, que abrigará o Museu do Café e as Secretarias de Educação e Assistência Social\", disse André.

O prefeito José Maria destacou a importância de manter os acervos históricos bem guardados. \"Com todas as adequações realizadas, toda a nossa história ficará armazenada de uma maneira mais segura para o futuro. É uma honra para esta administração poder contribuir com a revitalização de um museu que guarda tantas histórias e é fonte de tanto aprendizado\", concluiu.

de Jaime Kaster e Juliana Balan - Núcleo de Comunicação Social-PMI