1º Sarau Literário da Biblioteca Cidadã

Publicado em: 20/04/2011 12:18

1º Sarau Literário da Biblioteca Cidadã

Dr. Léo Pires durante palestra

A Biblioteca Cidadã, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e do governo municipal, realizou no dia 15 de abril, o 1º Sarau Literário sobre Monteiro Lobato. O evento teve como convidado especial o estudioso de Monteiro Lobato, professor doutor aposentado da Embrapa Soja, de Londrina, Sr. Leo Pires.

A programação do Sarau teve início uma semana antes, com atividades em comemoração aos 129 anos de nascimento de Monteiro Lobato. As crianças e adolescentes participaram da elaboração de livretos com a biografia do autor, teatro de fantoches e oficina de papel machê, na qual confeccionaram bonecos dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Para a Bruna Lorena Possidonio, 16 anos, que nunca havia participado de um sarau, a atividade foi muito interessante. \"Gostei muito do Sarau. Desde o dia em que inaugurou a Biblioteca eu venho aqui participar das atividades e desta vez achei muito legal, pois foi a noite e foi tudo sobre o Monteiro Lobato, teve palestra, teatro, lanche, tudo bem legal.\" Afirma a adolescente.

Segundo a Coordenadora da Biblioteca Cidadã, Selma Bulitini, o objetivo da programação foi mostrar um pouco sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato e a importância da literatura dele para o universo infantil. \"A Biblioteca Cidadã com o apoio da Administração Municipal está desenvolvendo diversas atividades lúdicas, como A Hora do Conto e oficinas com temas que contribuem para a formação da criança e do adolescente e não podíamos deixar de trabalhar Monteiro Lobato, pois ele criou um universo literário que desperta e aguça a curiosidade das crianças. Vale ressaltar também que trabalhos como esse divulgam o que esta sendo desenvolvido pela equipe da Biblioteca Cidadã.\" Destaca Bulitini.

A vice-prefeita Sandra Moya destacou que atividades como esta são de grande importância para atrair as crianças e adolescentes para a Biblioteca. \"Um Sarau como este é muito importante para que as crianças e adolescentes tomem gosto pela leitura.\" A vice-prefeita parabenizou também a equipe da Biblioteca que se empenhou em interpretar as personagens da peça de Monteiro Lobato.

O 1° Sarau da Biblioteca Cidadã contou com a presença da vice-prefeita Sandra Moya, funcionários da Biblioteca Cidadã e da Biblioteca Pública Municipal e um total de 70 crianças e adolescentes, que interagiram com o Dr. Leo Pires e encantaram-se com os personagens de Monteiro Lobato.

Ana Maria Borges de Alcantara e Rafaela Martins