Homenagem aos 100 anos de Maria Braga Godoy

Publicado em: 02/02/2011 08:19

Homenagem aos 100 anos de Maria Braga Godoy

O prefeito e Maria Braga Godoy

Uma belíssima cerimonia em homenagem ao centenário da pioneira Maria Braga Godoy, foi realizada no último dia 28, no Saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli. A solenidade contou com a presença de familiares de dona Maria, amigos, pioneiros, autoridades e convidados.

Na ocasião o prefeito José Maria Ferreira destacou a importância de Maria Braga Godoy e de sua família para o município de Ibiporã. A vice-prefeita Sandra Moya ressaltou a história de vida de Maria Braga Godoy e a alegria em comemorar os 100 anos dela que foi esposa de José Pires de Godoy, primeiro prefeito de Ibiporã. O secretário de Cultura e Turismo e diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã , Julio Dutra  enfatizou que o objetivo principal da comemoração foi resgatar  fatos e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Ibiporã. \"D. Maria não foi  somente 1ª dama, mas também foi uma pessoa que se decicou a família , aos filhos e a comunidade de forma exemplar. Através do \'Espaço de Memória\' estamos trazendo a tona detalhes históricos importantes. Quando buscamos  a história, compreendemos  muito o que vivenciamos  no presente e  preparamos um melhor futuro\", afirmou.

Os presentes emocionaram-se com o vídeo preparado pela administração municipal, que mostrava um depoimento de Maria Braga Godoy sobre seus 100 anos de vida. Seis grandes painéis mostraram fotos de fases marcantes da vida de dona Maria  como: sua época de solteira, o casamento, sua vida em Ibiporã, seus amigos e sua família.

Maria Braga Godoy foi a esposa de José Pires de Godoy, primeiro prefeito do município. Em 1940 veio com a família para Ibiporã. Aqui criou os filhos, ajudou o marido na alfaiataria da família, viu o desenvolvimento e o crescimento da cidade e ainda guarda boas lembranças da época em que Ibiporã ainda nem era município.

A solenidade foi uma homenagem da administração municipal à Maria Braga Godoy, por sua contribuição para a cidade de Ibiporã, enquanto: cidadão, mulher, pioneira, primeira dama, religiosa, mãe e tantos outros papéis que ela desempenhou e ainda desempenha nesses seus 100 anos de vida.

Participaram do coquetel o prefeito José Maria Ferreira, a vice-prefeita, Sandra Moya; Secretários Municipais, Vereadores, Familiares, Pioneiros e convidados.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038