Centro do Artesanato recebe visitante de Brasília

Publicado em: 01/12/2010 04:55

Centro do Artesanato recebe visitante de Brasília

Visitantes no Centro do Artesanato.

Coordenadores do programa Universidade Sem Fronteiras estiveram esta semana em Ibiporã para mostrar ao professor, Osvaldo Della Giustina, de Brasília, o trabalho de sucesso que é desenvolvido no Centro do Artesanato.

Professor, Jornalista e Filósofo, Della Giustina veio à região para ministrar  palestra no Simpósio do programa Universidade de Sem Fronteiras e interessou-se por conhecer o Centro do Artesanato de Ibiporã. Sua ligação com o artesanato vem de longa data. \"Há 32 anos, quando era secretário de planejamento do Ministério do Trabalho, fui um dos responsáveis pela regulamentação do artesanato como profissão no Brasil e incentivei muito a criação de centros regionais de artesanato\", relata.

Desde a década de 80 até os das atuais o cenário do artesanato vem evoluindo bastante. Hoje já são 12 milhões de artesãos no Brasil, o que rende uma parcela significativa da renda nacional. \"A renda média do artesão é 50% maior que a renda média nacional. Muitas famílias no país todo vivem do artesanato, pois ele cria alternativas e poder de trabalho. Ele não é só o bibelô e o utilitário nosso de casa dia, ele é um retorno à individualidade\", reforça Giustina.

Sobre o centro e as peças confeccionadas pelas artesãs locais, ele destaca: \"Achei riquíssimo o trabalho que vocês desenvolvem aqui! É uma iniciativa que gostaria que fosse multiplicada, pois sob o aspecto de investimento econômico é uma atividade muito viável. No aspecto cultural é um ganho também, pois é a satisfação que a arte como um todo gera e a satisfação pessoal de passar para a peça artesanal a realidade, o contexto de vida daquele momento. Se olharmos pelo aspecto psicológico é satisfação pessoal\", enfatiza.

Estiveram visitando o Centro do Artesanato de Ibiporã, o professor Osvaldo Della Giustina, o coordenador do programa Universidade Sem Fronteitas, Antônio Manfio, o chefe do escritório regional da SETI, Roberto Gonçalves e eles foram recebidos pelo diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra e pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb8038