O rei que não ria

Publicado em: 24/11/2010 06:25

O rei que não ria

Ensaio do grupo de teatro da FCI

A peça  O rei que não ria será apresentada no próximo sábado, 27 de novembro, às 20h no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Os convites custam R$2,00 e podem ser adquiridos na secretaria da Fundação Cultural de Ibiporã, ou diretamente com os alunos do curso de teatro da FCI. O espetáculo tem duração de 60 minutos, divididos em dois atos e é voltado para o público juvenil.

O rei que não ria conta a história de um rei que era mal humorado e nunca sorria, por isso as  pessoas se afastavam dele. Seus assessores decidem então lançar um desafio que consiste em fazer com que o rei dê risada. E aí surgem vários personagens dispostos a encarar essa aventura de fazer o rei rir. A peça pode, a primeira vista, parecer um conto de fadas, mas não é, como relata a professora de teatro da Fundação Cultural, Paz Aldunate. \"O rei que não ria é uma peça para um público juvenil e adulto, pois ele não é um conto de fadas. É uma trama psicológica séria, que se passa em um reino, que tem as características visuais de um conto de fadas, mas não é.\", afirma.

A produção do espetáculo foi quase toda desenvolvida pelos atores da peça, que tiveram que colocar em prática o que aprenderam ao longo do curso. No primeiro ano de teatro  os alunos têm aulas de técnica, improvisação, montagem e no segundo ano  aprendem: figurino, iluminação, maquiagem e cenário. Todo esse conhecimento foi necessário na hora de encarar o desafio de montar o figurino e o cenário do espetáculo.

Para Denise Donansan, 16 anos, que faz o papel de uma bailarina na peça, o teatro é um desafio. \"Essa vai ser a primeira vez que me apresento para o grande público e estou muito feliz. Faço teatro há um ano e no começo foi um pouco difícil decorar o texto e entender a história, mas me dediquei bastante e agora já estou bem segura e ansiosa para a estreia!\", relata.

A peça é encenada por 20 atores do curso de teatro infanto-juvenil e adulto da Fundação Cultural. O texto e a direção são assinados por Paz Aldunate e a ideia é de Júlio Dutra.

Este é o último espetáculo inédito que o grupo de Teatro da Fundação Cultural de Ibiporã apresenta em 2010, um ano que foi de intenso trabalho para as artes cênicas e que resultou em belíssimos espetáculos.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038