O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã \"Espaço de Memória\" lança nesta quinta, 18 de novembro, mais uma edição do projeto Álbuns Urbanos. Desta vez o destaque são as famílias que viveram em Ibiporã nas décadas de 40 e 50 e que fazem parte da história do município.
O lançamento da exposição itinerante será durante a inauguração da praça Eugênio Sperandio, que foi o ponto de chegada de muitos pioneiros que desembarcaram em Ibiporã nas décadas de 30 e 40.
O projeto Álbuns Urbanos busca recuperar e apresentar à comunidade fotos da história de Ibiporã e disseminá-las em locais públicos, para que todos tenham acesso e possam conhecer nossa história. Segundo o diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, o projeto é uma forma de arte pública. \"O \'Álbuns Urbanos\' é uma forma de fazermos com que, paralelamente ao desenvolvimento que estamos tendo no município, valorizemos nossa história. É também uma forma de arte pública dedicada a memória, pois mexe com o emocional de toda a comunidade\", salienta.
Ainda segundo Dutra é uma forma de valorizar nossa história e as pessoas que fazem parte dela. \"Com este projeto estamos resgatando a nossa memória através de fotos gigantescas que são expostas em locais públicos, fotos que itineram em supermercados, órgãos públicos, praças e empresas. Os pioneiros e familiares se sentem valorizados com esta ação, pois Ibiporã ainda é uma cidade jovem e nossos \'arquivos\' vivos estão entre nós e têm muito a contribuir com seus relatos, documentos e fotos\", relata.
Após o lançamento na praça Eugênio Sperandio, os painéis seguem para o espaço físico da Fundação Cultural de Ibiporã e posteriormente para outros locais.
Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038