A Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Fundação Cultural de Ibiporã, em parceria com o Sebrae formou a primeira equipe de Condutores de Turismo. O objetivo do curso foi capacitar um grupo para receber os turistas que vierem a Ibiporã ver os atrativos da Rota do Café.
Ministrado pela instrutora do Sebrae, Devanilde Alves Arias, o curso abordou desde as lendas sobre o surgimento do café, passando pela história do café no Brasil e no Paraná até chegar à história do café no município de Ibiporã e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
De acordo com a instrutora do Sebrae, o curso se justifica porque Ibiporã tem muitos atrativos, principalmente em nível cultural e precisa de pessoas capacitadas para receber os turistas. \"Ibiporã tem um grande potencial turístico. Hoje temos na rota a Agroboa, a Chácara Xororó e também o Circuito Cultural com muitos atrativos como: a igreja matriz, a praça, as esculturas do Henrique de Aragão, o Centro do Artesanato, o Musical do Café e, por isso, era necessário formar uma equipe afinada com as atividades culturais do município para estarem aptos a receberem os turistas\", salienta.
Segundo Guilherme Moya, participante do curso, a formação como condutor abre também novas possibilidades. \"Decidi fazer o curso porque pode ser uma nova fonte de renda, pois todas as vezes que vierem turistas para visitar a rota do café nos seremos chamados para acompanhá-los enquanto condutores locais\", afirma.
No curso foram abordados também: o papel do condutor de turismo; a trajetória cultural que torna Ibiporã uma referência regional quando se trata de cultura e houve também degustação de produtos diferenciados feitos com café.
O curso de Condutor de Turismo teve 24 horas de duração, divididas em três encontros e formou 12 condutores de turismo certificados pelo Sebrae.
Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038