Em apoio à programação da Semana da Pátria 2017, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que este ano tem o tema "70 Anos de Ibiporã", a equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, elaborou um histórico resumido com os principais fatos e uma seleção de fotos destas sete décadas de história para que os ibiporaenses conheçam um pouco melhor a trajetória do nosso município desde a sua emancipação, em 1947.
Os fatos de cada década (uma década por dia) foram apresentados nos eventos cívicos diários desta Semana da Pátria, que foram realizados do dia 1º de setembro até o dia 7, em diferentes lugares de Ibiporã. Neste dia 7 de setembro (quinta), dia da Independência do Brasil, a programação começou às 8 horas na Praça Pio XII. No local, o público também conferiu um vídeo com imagens destes 70 anos e os painéis com fotos históricas ampliadas de Ibiporã (de 1937 a 1970), do projeto "Álbuns Urbanos", realizado desde 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Confira a seguir textos e fotos com os fatos do período 1947-1957 - nos próximos dias, o site da Fundação Cultural de Ibiporã também irá disponibilizar os fatos históricos das outras décadas:
HISTÓRICO DE IBIPORÃ POR DÉCADAS -
1947 a 1957
1 - 1947 - No dia 8 de novembro Ibiporã se torna município e toma posse como o 1º prefeito José Pires de Godoy, conhecido como "José Pose", que ficou por um curto período até a realização das primeiras eleições municipais, que foram no dia 16 de novembro de 1947. Foi prefeito até o mês de dezembro.
2 - 1947 - Vencedor das eleições, Alberto Spiaci toma posse no dia 6 de dezembro de 1947 como o 2º prefeito de Ibiporã. Alberto Spiaci é o nome do atual CAIC. Ele foi prefeito de 1947 a 1951.
3 - 1949 - A exibição de filmes já acontece no Cine Radar, que ficava na Avenida Santos Dumont, em frente à atual agência da Caixa Econômica. O Cine Radar foi o 2º cinema de Ibiporã. O 1º foi o Cine Rex, que iniciou em 1940.
4 - 1950 - Construção da Caixa d'água da Avenida Dom Pedro II, inaugurada naquele ano. Essa caixa d'água existe até hoje, onde está o Cine Teatro Padre José Zanelli.
5 - 1950 - Inauguração do primeiro telefone de Ibiporã, que ficava em um prédio na atual avenida Dom Pedro II. Entre as autoridades presentes na cerimônia, o diretor da companhia telefônica, o prefeito Alberto Spiaci e o ex-prefeito José Pires de Godoy.
6 - 1950 - Inauguração da nova Delegacia de Ibiporã, de alvenaria, que substituiu a primeira cadeia da cidade, que era de madeira. O delegado na época era o sr. Indalécio Pinto Teixeira.
7 - 1952 - Início da construção do Hospital Nossa Senhora do Carmo, onde hoje fica o Centro de Saúde Eugênio Dal Molin, em frente à Prefeitura Municipal. O prefeito na época era Ronat Walter Sodré, que hoje é o nome da avenida marginal na saída para Londrina.
8 - 1953 - Ano de inauguração do Estádio Municipal José dos Santos, o "Campo Estrela", na gestão de Ronat Walter Sodré. Nesta época, Ibiporã tinha um time profissional conhecido na região, o Estrela do Norte.
9 - 1954 - Cerimonial da instalação da Comarca de Ibiporã, no dia 9 de junho de 1954. A partir deste ano Ibiporã passou a ser sede de Comarca.
10 - 1956 - No primeiro ano da gestão do prefeito Mário de Menezes, que ficou de 1955 a 1959, foi concluído e inaugurado o Hospital Cristo Rei. Mário de Menezes é o nome da atual BR-369 (Avenida Mário de Menezes).
Pesquisa: Matheus Camargo e Jaime Kaster - Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã
(Fontes: Museu Histórico e de Artes (MHAI) e Compêndio Histórico de Ibiporã - Vols. I e II)