Dia Mundial do Folclore

Publicado em: 12/08/2010 05:56

Em comemoração ao Dia Mundial do Folclore, 22 de agosto, a Biblioteca Pública Municipal preparou uma programação especial no dia 20 de agosto, às 19h, na instalação atual da Biblioteca, com uma área especial dedicada ao folclore nacional e palestra sobre a vida e a obra do escritor Monteiro Lobato.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Selma Bulitini, a escolha de Monteiro Lobato para a comemoração do dia do Folclore foi porque nos livros deste autor existe muito do folclore brasileiro. \"Monteiro Lobato trabalha de uma maneira riquíssima com o folclore nacional, o Saci Pererê, o Curupira, a Mula-sem-cabeça e vários outros personagens são abordados de maneira divertida e lúdica pelo escritor\", afirma.

A palestra: Vida e Obra de Monteiro Lobato será ministrada por uma das maiores autoridades nacionais em Monteiro Lobato, o Dr. Léo Pires, estudioso, colecionador e apaixonado pelas encantadoras obras do escritor pré-modernista ele, que já esteve outras vezes em Ibiporã, ministra agora a palestra para professores do Ensino Fundamental I e II e educadores em geral. \"Nosso objetivo é despertar o interesse dos educadores para trabalharem com as obras de Lobato com seus alunos, pois são obras que proporcionam uma divertida viagem pelo rico e vasto mundo do folclore brasileiro\", complementa a coordenadora.

Folclore são as lendas, contos populares, festas, encenações, brincadeiras maldições e vários outros traços de uma cultura. O dia Mundial do Folclore foi instituído em 1965 e desde então cidades, estados e países têm trabalhado, na semana de 22 de agosto, para preservar, incentivar e resgatar a cultura de cada povo por meio do folclore.

A programação elaborada pela equipe da Biblioteca Pública Municipal para o dia do Folclore tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Ana Maria Borges de Alcantara (Mtb 8038)