Biblioteca de Ibiporã

Publicado em: 28/07/2010 10:58

A Biblioteca Pública Municipal reabriu nesta quinta, 22 de julho, após um longo período fechada, devido à interdição do prédio depois dos vendavais de outubro de 2009. A nova sede da Biblioteca fica na Avenida 19 de dezembro, número 1085, próximo ao Centro de Eventos.

Na cerimônia de reabertura a Secretária de Cultura e Turismo do Município, Sandra Moya, ressaltou os esforços conjuntos da Administração para reabrir a Biblioteca. \"A Administração, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo e toda a equipe da Biblioteca não poupou esforços para que fosse possível reabrir a Biblioteca\".

O imóvel onde funcionava a Biblioteca Pública de Ibiporã foi interditado em 2009 pela Defesa Civil por tempo indeterminado devido às infiltrações que tomaram conta do prédio e danificaram as instalações elétricas e todo o teto de gesso. \"Nós, enquanto Secretaria de Cultura, sempre estivemos muito preocupados em atender os usuários o quanto antes, mas a preocupação primordial era com relação à segurança destes usuários, por isso a partir do momento que os laudos mostraram que não era seguro continuar naquele prédio, providenciamos um novo espaço\", afirma a Secretária.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Selma Bulitini lembra que os funcionários trabalharam firme na recuperação e no armazenamento adequado do acervo da Biblioteca. \"Já nos dias do vendaval tivemos que retirar tudo, colocar em caixas de papelão e cuidar para que os livros não tomassem mais umidade. Temos um arquivo de mais de 20 mil exemplares e apenas 230 deles foram danificados e já estão sendo restaurados. O armazenamento correto de todo o material da Biblioteca possibilitou sua reabertura.\", afirma.

Após o período inicial de recuperação e armazenamento do material, os funcionários foram remanejados para outros setores da prefeitura como: Administração, R.H, Secretaria de Trabalho, Fundação Cultural, CEFORMA e Museu Histórico.

A Secretária de Educação Míriam Medre comemora a reabertura. \"Este é mais um espaço onde os alunos podem realizar suas pesquisas. As escolas têm suas bibliotecas, mas elas não têm um acervo tão completo quanto o daqui. Achei o local muito bom e acessível\", complementa.

A Biblioteca Pública de Ibiporã está funcionando num espaço físico amplo, bem iluminado, seguro e com seis novos computadores à disposição dos usuários.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038

BOX

Providências tomadas pela Administração.

• Interdição do prédio pelo Corpo de Bombeiros, em 19 de outubro de 2009;
  • Formação de Comissão Técnica de Avaliação dos danos;
  • Avaliação da Comissão Técnica da Prefeitura e Avaliação do perito do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia);
  • Avaliação dos laudos;
  • Encaminhamento para a Justiça;
  • Reabertura temporária em novo local.