Uma agradável noite de cinema com pipoca, memórias, arte e cultura. Na última sexta-feira, dia 25, tivemos mais um lançamento do projeto Contos e Causos - História Viva de Ibiporã, o volume 7 dos DVD-Books que recuperam a história do nosso município por meio de fotos e dos depoimentos dos nossos arquivos vivos - os pioneiros e seus familiares.
O evento foi no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli e teve exposição do projeto Álbuns Urbanos, carros antigos, música, dança e teatro com os professores e alunos da Fundação Cultural de Ibiporã, além do grupo de acordeon Evelina Grandis, de Londrina. O projeto é do Governo Municipal de Ibiporã, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que esteve com toda a sua equipe envolvida com a organização do evento. A produção técnica é do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).
Fizeram a entrega dos volumes aos homenageados o prefeito José Maria, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, a veradora Mari de Sá, representando a Câmara Municipal, e o padre Wagner Rodrigues Pereira, da Matriz.
PRESENÇAS
Entre as autoridades e convidados que prestigiaram o lançamento, estavam o ex-prefeito Nado Ribeirete e seus familiares, em razão da homenagem feita à Sra. Julieta Gomes Ribeirete (esposa do ex-prefeito Antônio Ribeirete). Também os irmãos Lauro de Castro Beltrão e Eleonora Beltrão Barcik, filhos do fundador de Ibiporã, o engenheiro Alexandre Beltrão. Entre os visitantes de fora, João Barreto Filho, filho do pioneiro João Barreto, que veio de Curitiba especialmente para a homenagem; e o sr. Jusmar Lustosa, irmão de Jusênio Lustosa e filho do cartorário pioneiro de Ibiporã, Luiz Carlos Vieira Lustosa.
Jusmar reside em Rondônia e aproveitou a oportunidade de estar na cidade neste final de semana para conhecer o projeto: "Fiquei impressionado com a qualidade do material, o nível das apresentações e com a valorização da memória que se faz em Ibiporã, por parte do poder público municipal. Estão todos de parabéns", disse Jusmar, que recebeu do prefeito os exemplares da coleção Contos e Causos para divulgar no seu Estado o trabalho que vem sendo realizado na área cultural em Ibiporã.
Destacando o valor do projeto, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, afirma que "preservarmos a nossa memória significa entendermos e valorizarmos o nosso presente". E sobre o trabalho árduo dos pioneiros na construção de Ibiporã, enfatizou que "nada acontece no presente se não tiver sido plantado no passado."
Lembramos às famílias de todos os entrevistados do projeto que as gravações completas com os pioneiros estão disponíveis no Museu Histórico de Ibiporã (entrada pela Av. Dom Pedro II, 368). Basta trazer um DVD virgem ou pendrive e solicitar uma cópia aos funcionários da edição - Jaime, Vradson ou Larissa.
Os pioneiros homenageados no Volume 7 foram:
Antônio Doriguelo Mártire
Aparecida Cecília Camargo Majewski
Benedito Landiozo
Diorazil Baize
Emaculada Braz
Erineu Petri
Evanir Gomes Machado
Inês Belloni Gimenes
Izael Marques
João Barreto Filho
João Cândido de Oliveira
João Ibrahim Zacheo
Joaquim da Silva
Julieta Gomes Ribeirete
Jurandir dos Santos Barduco
Mohamad El Kadri
Sebastiana Tirado
Sebastião Xavier
FOTOS: Larissa Mariano e Jaime Kaster
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTOS NA PÁGINA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE iBIPORÃ NO FACEBOOK :
https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora