Artesanato de Ibiporã

Publicado em: 16/06/2010 09:51

Artesanato de Ibiporã

Lygia Pupatto e a artesã Elisabeth

Um grupo de artesãos do Centro do Artesanato de Ibiporã esteve na noite de quarta-feira, 9 de junho, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, para o lançamento do livro \'Muito além do Jardim\', da ex-Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Lygia Pupatto.

O livro reúne depoimentos e conta um pouco das experiências vivenciadas por ela no projeto Universidade Sem Fronteiras, que teve início em 2007 e conta hoje com mais de 600 projetos da incubadora de direitos sociais em todo o Paraná.

Em Ibiporã, o Centro do Artesanato conta com o apoio do programa Universidade Sem Fronteiras e atende mais de 90 artesãos de nosso município.

Segundo a artesã Elisabeth Ramos da Cruz, que teve sua foto divulgada no livro, o artesanato foi a chance de uma vida melhor e ter a foto divulgada foi muito emocionante. \"Para mim a criação do Centro do Artesanato foi importante porque consigo vender meus produtos. E ver minha foto no livro, como resultado deste trabalho, foi um orgulho muito grande! Ganhei até autógrafo!\", comemora.

A vice-prefeita e Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya lembra que o trabalho desenvolvido por Lygia Pupatto enquanto Secretária da SETI foi muito importante. \"O trabalho que a Lygia Pupatto desenvolveu à frente da SETI foi fantástico! Valorizando os profissionais recém formados e incluindo-os em projetos como o Universidade Sem Fronteiras, que leva o conhecimento para pessoas que têm a experiência da vida. Essa junção entre conhecimento acadêmico e conhecimento de vida traz resultados como os que estamos obtendo aqui em Ibiporã com o projeto do artesanato, passando a visão de empreendedorismo e obtendo melhoras na qualidade dos produtos. O livro revela algumas destas experiências\", afirma.

A vice-prefeita destaca ainda que, com este trabalho desenvolvido em parceria com a SETI, Ibiporã foi incluída na Rota do Café, recebendo turistas de todo o país. \"A inclusão de Ibiporã na Rota do Café valoriza e incentiva os trabalhos de nossos artesãos\", afirma.

Estiveram presentes no lançamento do livro: \"Muito além do jardim\", de Lygia Pupatto a vice-prefeita e Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya, a Coordenadora do Curso de Produções Artísticas, Thaiza Martinho, uma das Coordenadoras do Cursinho Cidadão, Isabele Kazahaya, a Jornalista do \'Espaço de Memória\', Ana Maria Alcantara e seis artesãos do Centro do Artesanato de Ibiporã.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb-PR 8038