(Publicado em 04/06/2014 - Secretaria Mun. de Cultura e Turismo / PMI)
O município de Ibiporã é privilegiado geograficamente. Quem aqui vive também é privilegiado, em razão da qualidade de vida e por ser uma cidade ordeira, calma e charmosa.
"Ibiporã", cantada por Tetê Espíndola, com seus recantos naturais e encantos de uma cidade pequena, deixa todos os que aqui chegam surpresos com a acolhida de seu povo, a qualidade de vida e o intenso trabalho cultural.
De um projeto ousado surgiu a Igreja Matriz, que hoje é estudada e visitada pela sua imponência. Um monumento à religiosidade, toda ornamentada pelo artista plástico Henrique de Aragão.
Henrique também desperta curiosidade nos visitantes e na própria comunidade pelas suas obras. O ferro e a madeira, materiais não tão plásticos, tomam formas inusitadas na mão deste que é considerado um dos maiores artistas sacros do Brasil.
A Casa de Artes e Ofícios Paulo VI foi como uma "incubadora" de todas as manifestações artísticas que temos no município.
O Cine Teatro Padre José Zanelli, nosso templo dedicado à cultura, também é fruto da proximidade que tem a arte com a formação do povo de Ibiporã. Construído há 25 anos, hoje é um local democrático, espaço dedicado à comunidade, que orgulha os ibiporaenses.
O Museu de Esculturas ao Ar Livre também é um grande diferencial urbano no município. É uma forma de arte pública só encontrada em cidades de países desenvolvidos. Ibiporã, como sempre, contemporânea em tudo.
Com o objetivo de resgatar a nossa memória e também reverenciar nossa identidade, o poder público, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, restaurou a antiga Estação Ferroviária e reformou todo o espaço, que hoje é o Museu do Café, um orgulho e 'sopro' de revitalização de toda aquela região da cidade.
O Artesanato de Ibiporã hoje viaja o mundo graças a uma iniciativa que reuniu mais de 100 artesãos, que através dos ícones do município, produzem seus produtos únicos, com um grande valor agregado, que é o carinho das mãos de quem faz.
Muitos vêm a Ibiporã também por causa dos eventos que já se tornaram tradicionais, como a Festa Junina Municipal, que reúne praticamente toda a população nos seus nove dias de festa, a Feira do Comércio (Fecom), a Festa Nipo-Brasileira e o Natal na Praça.
Cada cidade e cada lugar tem a sua particularidade. Turismo em Ibiporã é uma novidade, mas já está acontecendo...
Através da Rota do Café, Ibiporã já trouxe muitos visitantes que vêm ao Norte do Paraná para visitar empreendimentos que fazem parte deste projeto e Ibiporã é o único município em que o poder público abraçou esta parceria com o SEBRAE, por acreditar nas oportunidades que este trabalho oferece, projeto que inclusive foi premiado pelo Ministério do Turismo no 6º Salão Nacional de Turismo. Um dos atrativos de Ibiporã são o ballet e as peças de teatro produzidas pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) e apresentadas por atores e bailarinos dos cursos da FCI.
Ibiporã é isso e muita mais e sempre estará de braços abertos para receber os visitantes. Cidade da água de qualidade, de gente hospitaleira, de tantos encantos e de gente de fé.
(por: Julio Dutra)
ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=-PcZ43nzEDo