Visita às capelas do Jacutinga e Bom Pastor

 

Publicado em: 23/10/2014 10:31

Whatsapp

 

Visita às capelas do Jacutinga e Bom Pastor

Maria da Glória, Elvira Bueno Staviski e Luzia Bue

A equipe do projeto 'Circuito das Capelas', trabalho de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), esteve nos últimos dois finais de semana, dias 11, 12 e 19 de outubro, gravando imagens e depoimentos de pioneiros em quatro comunidades: no Engenho de Ferro, Vila Semprebom, Jacutinga e Bom Pastor.

 

ÁGUA DO JACUTINGA

 

A Capela São Pedro de Alcântara - uma das mais antigas de Ibiporã, fundada em 1948 - fica na Água do Jacutinga. Lá gravamos com pioneiros das famílias Salgado, Bueno, Faria, Leme e Perez Vaz.

Encontramos as irmãs Luzia Bueno Leme, Maria da Glória Bueno Chiari e Elvira Bueno Staviski, filhas do casal fundador, Sebastião de Oliveira Bueno (que era conhecido como Sebastião Camilo) e sua esposa, Sebastiana Bueno Salgado. No sítio deles foi construído um primeiro oratório, entre 1946 e 1947, ampliado depois para uma capelinha de madeira, onde o padre Leone Gervasoni celebrou a primeira missa em 1948.

Conversamos com Pedro Antônio Salgado e Alice Salgado Ferreira (filhos de Sebastião da Silva Salgado e Olésia Tupã Salgado), Maria Aparecida Perez Vaz e Neide Aparecida Faria Salgado. Ao meio-dia em ponto iniciou a queima de fogos e o terço - que todos os anos é rezado neste horário - em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, coordenado por Vânia Vaz Salgado.

 

BOM PASTOR

E no último domingo, dia 19, a equipe visitou a Capela Bom Jesus, no Jardim Bom Pastor, que contém várias obras de Henrique de Aragão. Vários pioneiros daquela e de outras capelas estiveram presentes e deram o seu testemunho sobre a formação da comunidade, a mais antiga da área urbana, fundada em 1947. A capela atual, de alvenaria, foi construída entre 1978 e 1979.

 

Conversamos com os srs. Livino Rodrigues da Silva, Lourdes Belinato Guilherme, Ana Maria Vieira Camargo, Henrique Soares de Araújo e Inês da Silva Araújo, Neuza Gubani, o padre Antônio Acir Squarcini, Gumercindo Fonseca (coordenador da capela) e as sras. Maria da Glória Bueno, Elvira Bueno Straviski e Luzia Bueno Leme (mencionadas no relato da capela do Jacutinga).

 

PRÓXIMAS VISITAS PREVISTAS: 

 

dia 25/10 (sáb.) - 19h30 - Capela N. Sra. Aparecida (Água dos Cágados)

 

dia 02/11 (dom.) - 10h - Capela N. Sra. de Fátima (Jardim John Kennedy)

 

dia 07/11 (sex.) - 10h - Capela Santa Paula Frassinetti (Jardim Santa Paula)

 

Veja também a matéria anterior:

http://fcibipora.com.br/noticia/mostrar/id/687/titulo/visitas-e-fotos-do-circuito-das-capelas-em-outubro


O PROJETO

 

Já gravamos e colhemos depoimentos nas seguintes localidades: Poço Bonito, Barra do Jacutinga, Água das Abóboras, Jardim Éden, Três Figueiras, Vila Esperança, Fazenda Santa Rosa, Jardim Pinheiro, Amâncio (Saltinho), Taquara do Reino, José Pires de Godoy, San Rafael, Engenho de Ferro, Jardim Semprebom, Jacutinga e Bom Pastor. No total, Ibiporã tem 23 capelas ativas.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, idealizador do projeto, o resultado desse trabalho será um book contando a história das comunidades e filmes com imagens e relatos, além de um roteiro de visitação e agenda anual de festividades.

 

Veja FOTOS DAS VISITAS  na galeria de imagens abaixo.

Clique na 1ª foto para abrir o álbum completo.

 

Mais detalhes sobre o projeto acesse: http://fcibipora.com.br/projeto