Ibiporã volta a ser palco do FILO

Publicado em: 19/08/2014 15:21

Ibiporã volta a ser palco do FILO

Peça Caravana Ecológica

fotos (abrir a GALERIA ABAIXO) - Divulgação / FILO e Fundação Cultural de Ibiporã

Ibiporã volta este ano ao circuito de peças internacionais do FILO (Festival Internacional de Teatro de Londrina), que acontecerá de 22 de agosto a 7 de setembro de 2014.

Durante 17 dias, Londrina, Ibiporã e região assistirão a mais de 40 espetáculos de várias vertentes das artes cênicas e da música.

Em razão do seu histórico artístico e cultural, das parcerias anteriores com o FILO e por colocar à disposição o palco do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, Ibiporã foi procurada pela direção do festival para receber três peças.

- A primeira será "Irmãos de Sangue", da Compagnie Dos à Deux (Brasil/França), com duas exibições: dias 27 e 28 de agosto (quarta e quinta-feira), ambas às 20h30.

- Depois, dia 30 de agosto (sábado), às 11 horas, haverá a peça ao ar livre "Caravana Ecológica", da Escola Municipal de Teatro de Londrina, na Praça Pio XII (gratuita e classificação livre).

- E em setembro, a companhia Rey Marciali Producciones(Argentina) fará três dias de espetáculo (dias 5, 6 e 7) encenando "Las Tres Hermanas", sempre às 20h30.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, ao acertar os detalhes com o diretor geral do FILO,Luiz Bertipaglia (v. foto anexa), comemorou a vinda das peças: "É uma honra e sinal de reconhecimento a Ibiporã podermos receber esses espetáculos, afinal o FILO é um dos mais antigos festivais de artes cênicas do continente e sempre se caracterizou por apresentar espetáculos de variadas tendências e propostas estéticas", afirmou.

Jaime Kaster - jornalista/ Divulgação: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Fundação Cultural

Fones: (43) 3178-0215, 3178-0216 - Visite o nosso site: www.fcibipora.com.br

VEJA MAIS DETALHES:

************************************************************

Irmãos de Sangue

Compagnie Dos à Deux (Brasil/França)

Dias 27 e 28 de agosto

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã

Duração: 90 minutos

Teatro gestual adulto

16 anos

Sinopse: A delicada relação entre irmãos, as diferenças que superam laços familiares e a diversidade de sentimentos que exploram as ambiguidades desse relacionamento.  Ao contar a história de uma mãe e seus três filhos, a narrativa ampara-se numa atmosfera onírica, fazendo os personagens atravessarem o tempo em passagens de várias épocas.

Ficha técnica:

Dramaturgia, cenário, coreografia e direção: André Curti e Artur Ribeiro | Interpretação: Raquel Iantas, Daniel Leuback, André Curti e Artur Ribeiro | Música original Fernando Mota | Violino: Fran Lasuen | Figurinos e marionetes: Natacha Belova | Acessórios, peruca e objetos: Maria Adélia e Marta Rossi com assistência de Morgan Olivier e Camila Moraes | Construção do cenário e contrarregra: Demis Boussu | Iluminação: Bertrand Perez e Artur Ribeiro  Teaser / Vídeo: Jean Luc Daniel | Produção executiva: Augusto Oliveira | Direção de produção - França: Nathalie Redant | Direção de produção - Brasil: Sérgio Saboya | Fotos: Xavier Cantat

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X6s-uw8mII0

Site http://www.dosadeux.com

********************************************************************************

Las Tres Hermanas

Rey Marciali Producciones (Argentina)

Dias 5, 6 e 7 de setembro

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli - Ibiporã

Duração: 90 minutos

Teatro adulto - Comédia dramática

12 anos

Idioma: Espanhol com legendas

Olga, Masha e Irina Prozorov moram em um povoado da Rússia.  Elas vivem entre tristezas, angústias, desejos e ilusões, entre o silêncio e o som, entre o cinza e as cores, entre uma tela e os espectadores. A proposta desta versão é transferir elementos e particularidades do cinema para o teatro, levado pelo humor, em situações criadas por Anton Tchekhov.

Ficha Técnica:

Texto: Anton Tchekhov - versão de David Piccotto | Direção: David Piccotto | Elenco: Estefanía Moyano, Analía Juan, Alicia Vissani, Diego Haas, Nelson Balmaceda, Luciana Sgró Ruata | Iluminação: Simón Garita - Onandia | Trilha sonora: Horacio Fierro | Figurino e cenário: Ariel Merlo | Fotografia: Melina Passadore |  Produção e administração: David Piccotto | Realização: Rey Marciali Producciones

******************************************************************************

GRÁTIS

Caravana Ecológica

Escola Municipal de Teatro / Revista Carga Pesada (Londrina)

Dia 30 de agosto

Local: Praça Pio XII (Praça da Igreja Matriz), em Ibiporã

Duração: 20 minutos

Livre - Todos os públicos

A necessidade de combate ao tráfico de animais silvestres nas rodovias para a preservação da diversidade da vida no planeta. A importância de preservar as matas e a água potável e de economizar diesel. Com música, dança e desenhos, os personagens Raimundo e Raimundinha usam a linguagem do teatro como mensagem em defesa da vida.

Ficha Técnica:

Direção e texto: Silvio Ribeiro | Elenco: Priscila Souza e Adalberto Pereira | Figurinista: Ana Carolina Ribeiro | Costureira: Aparecida Fernandes | Cenografia: João Damiano | Execução cenográfica: Rogério Costa e Emerson Bueno | Direção de produção: Fernanda Fernandes | Criação Artística: FUNCART - Fundação Cultura Artística de Londrina | Projeto da Revista Carga Pesada | Patrocínio: Ministério da Cultura e Volvo | Foto: Divulgação

Sinopses dos espetáculos:

Jackeline Seglin

Assessoria de Comunicação do Filo 2014

(43) 9946-6836 - 9679-5199

www.filo.art.br

Fotos (clique na GALERIA ABAIXO e na 1ª foto que aparece para abrir o álbum)