Programa de estímulo ao artesanato

Publicado em: 10/10/2013 09:35

Com o objetivo de inserir Ibiporã no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), os secretários municipais de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, e do Trabalho, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo, acompanhados das servidoras Ana Claudia Figueira Ribeiro e Dayse Fantin, participaram no último dia 4 da reunião no Escritório Regional do Trabalho de Londrina, a convite da Secretaria de Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS).

O encontro teve como objetivo orientar os municípios a fazerem o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais.

O PAB tem como principal objetivo a geração de trabalho e renda e a melhoria do nível cultural profissional, social e econômico do artesanato brasileiro, e seu forte impacto no desenvolvimento das comunidades.

A finalidade do PAB é coordenar e desenvolver atividades de valorização do artesão e do artesanato, por meio do incentivo ao empreendedorismo e à capacitação de artesãos para o mercado competitivo. Também visa a profissionalização da comercialização dos produtos.

ARTESANATO EM IBIPORÃ

\"Vemos isto com bons olhos, pois cada vez mais o artesanato vem conquistando o seu espaço. Ganhamos o selo TOP 100 em 2012, pelo fato do Centro do Artesanato de Ibiporã ter sido avaliado como um dos melhores projetos do Brasil pelo Sebrae nacional\", afirmou o secretário Julio Dutra.

\"Hoje o nosso Centro do Artesanato é referência para muitos municípios e recebe visitas de vários grupos que querem também implantar nas suas cidades projetos como este. O PAB só vem confirmar a importância e o espaço que o artesanato vem ocupando tanto na economia, quanto na identidade cultural e no turismo do Brasil\", acrescentou Dutra.

INSCRIÇÕES - Os profissionais interessados em aderir ao PAB devem comparecer à Secretaria Municipal do Trabalho/ Agência do Trabalhador de Ibiporã, com uma foto 3x4, CPF e uma amostra do trabalho que desenvolvem, para ser registrado junto com o cadastro. O prazo vai até dia 17 de outubro (quinta-feira). A Agência do Trabalhador fica na Av. Dom Pedro II, 294, em frente à praça.

Informações: Julio Dutra, Lourdes Narcizo e Caoline Vicentini - PMI
: Jaime Kaster - Secr. Mun. de Cultura e Turismo - PMI