Museu do Café reabre para visitação pública

Publicado em: 05/02/2013 15:16

Museu do Café reabre para visitação pública

Museu funciona na antiga Estação Ferroviária

O Museu do Café de Ibiporã reabriu nesta semana para visitação pública. Inaugurado em abril de 2012 no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, o espaço dispõe de um acervo de objetos e fotos referentes à cultura cafeeira, uma sala de vídeo onde é exibido o DVD do projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, em que pioneiros da cidade contam suas histórias, uma cafeteria temática, além da plataforma, que se tornou um local para eventos, bate-papo, oficinas e contemplação. O trem, que atualmente é administrado pela América Latina Logística (ALL), acabou se transformando em uma espécie de \"vedete\", brindando os visitantes com sua passagem pelo local. A decoração interna da Estação Ferroviária foi toda feita com madeira de peroba aproveitada da antiga arquibancada do Estádio Municipal José dos Santos, que foi desmontada.

O Museu do Café é o único patrimônio da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integra a Rota do Café  -projeto turístico do Sebrae PR que passa por diversas cidades da região e conta a história do café no Norte do Paraná.

Além do Museu do Café, o complexo da Estação Ferroviária, que foi totalmente revitalizado, engloba um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo anfiteatro), a nova sede da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O horário de funcionamento do Museu do Café é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos domingos, das 9 as 11 e das 14 às 17 horas. Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1.113. Escolas interessadas em agendar visitas guiadas ao Museu do Café podem entrar em contato com Midiã ou Lilian pelo telefone (43) 3178-0392.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI