Alunos do Rotary Club visitam o Museu do Café

 

Publicado em: 31/10/2012 11:31

Whatsapp

 

Alunos do Rotary Club visitam o Museu do Café

Alunos com o pioneiro Sebastião Lourenço da Silva

 

Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary Club de Ibiporã realizaram nesta quarta-feira (31) uma visita guiada ao Museu do Café. Recepcionados pelas coordenadoras do espaço, Lilian Mara de Godoi e Midiã Olak Martins, os estudantes assistiram ao DVD book “Contos e Causos: História Viva de Ibiporã”, e tiveram a oportunidade de conversar com Sebastião Lourenço da Silva, um dos pioneiros entrevistados para este primeiro volume do projeto.

 

Muito curiosas, as crianças questionaram o músico sobre a vida escolar, os meios de transporte e os brinquedos que existiam antigamente. “Os primeiros anos foram difíceis porque não havia água, luz. Na escola, usávamos caneta-tinteiro e carregávamos o material no embornal. Nós mesmos construíamos os próprios brinquedos – os meninos gostavam do carrinho feito com carretel de linha, e as meninas, as bonecas confeccionadas com sabugo de milho”, relembrou o pioneiro que chegou a Ibiporã em 1950. É a segunda vez que o pioneiro é convidado para o bate-papo com os alunos. “É sempre muito gratificante participar desta atividade. É importante que estes pequenos ibiporaenses cresçam já conhecendo a história do município”, ressaltou Silva.

 

Em seguida, os alunos visitaram o acervo do museu, localizado na antiga estação ferroviária, e fizeram um lanche. “Estamos estudando o município e suas transformações na disciplina de Geografia, e nada melhor que trazê-los a este espaço para conhecer a história de Ibiporã”, justificou a professora Paula Cristina de Oliveira Ferreira Dias. O aluno Marcelo Fonseca Barbosa gostou da aula diferente. “Fiquei surpreso ao saber que antigamente as pessoas andavam mais em charretes e carroças. Também achei muito diferentes os ferros a brasa para passar roupa expostos aqui no museu”, comentou.

 

Escolas interessadas em agendar visitas guiadas ao Museu do Café podem entrar em contato pelo telefone (43) 3178-0392. Falar com Midiã ou Lilian.

 

 

 

Caroline Vicentini/jornalista/FCI