Instrutor de desenho da FCI expõe pinturas

Publicado em: 04/10/2012 12:07

Instrutor de desenho da FCI expõe pinturas

\"Palhaço\", de Adriano Bueno

“Retratos e Autorretratos”, do artista plástico e instrutor de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), Adriano Bueno, é a nova exposição que pode ser conferida no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli. São oito telas em acrílica sobre tela e madeira, pintadas entre 2008 e 2010.

Bueno comenta que sempre teve facilidade com o desenho de observação, principalmente de figuras humanas. “Os autorretratos foram as minhas primeiras experimentações com o estudo do instante. As telas, pintadas em frente ao espelho, em ambientes fechados e com luz artificial, caracterizam-se por pinceladas rápidas. O suporte (madeira) foi escolhido pela sua facilidade e durabilidade”, explica. De acordo com o artista plástico, a sua maior influência nestes trabalhos foram os autorretratos do pintor holandês Vincent van Gogh.

Já os retratos, pintados sobre tela, demonstram a evolução do artista no estudo da pintura. “Três das quatro telas foram apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na minha graduação em Artes Visuais pela UEL. Como a proposta era o estudo da luz, primeiro fotografei os meus modelos. Nas telas, confeccionadas por mim, fiz o desenho estrutural a carvão para depois pintar”, detalha Bueno. O pintor holandês Rembrandt e o artista plástico  catarinense Rodrigo Cunha foram as maiores influências do artista nestes trabalhos.

A exposição integra a agenda cultural do “Arte no Saguão”, projeto do Governo Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Cultural, que visa promover e divulgar os trabalhos dos nossos artistas locais. “Temos vários artistas anônimos que não têm esta oportunidade e de uma forma diferente, transformamos o saguão do Cine Teatro em uma galeria,  expondo os trabalhos para todo o público que vem prestigiar os eventos no local”, argumenta o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

A exposição “Retratos e Autorretratos” pode ser conferida até o dia 17 de outubro no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368), com entrada gratuita. Mais informações pelo fone (43) 3178-0216.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI