Dia da Consciência Negra

Publicado em: 28/11/2011 08:29

Dia da Consciência Negra

Participantes do evento.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi lembrado em Ibiporã com a realização da Primeira Mostra Integrada de Cultural Afro-brasileira de Ibiporã, evento organizado pela comunidade negra do município, tendo a frente o professor Márcio Aguiar e a professora Maria Aparecida dos Santos Silva, com o apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A data de 20 de novembro é lembrada em homenagem a Zumbi dos Palmares, o líder dos Quilombos, nome de destaque na luta contra a escravidão e que foi morto em 1695.

Durante a I Mostra Integrada de Cultura Afro-brasileira de Ibiporã foram realizadas várias manifestações artísticas: apresentações de dança africana, com o grupo Badadoym, de Londrina; capoeira com o grupo Geração Brasileira e concurso de beleza negra foram algumas das atividades voltadas ao resgate da cultura afro-brasileira.

Informações sobre as famílias negras em Ibiporã foram coletadas no evento e repassadas ao Museu Histórico e de Artes \'Espaço de Memória\' para que seja dado andamento ao levantamento de dados sobre as famílias negras no município.

Estiveram presentes na I Mostra Integrada de Cultura Afro-brasileira de Ibiporã membros da comunidade negra, o grupo de canto e dança Badadoym, de Londrina, o grupo de capoeira Geração Brasil, o prefeito José Maria Ferreira, a Secretária do Trabalho, Lourdes Narciso e o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

Os organizadores do evento agradecem a todos os que colaboraram com a I Mostra Integrada de Cultura Afro-brasileira.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038