O projeto Contos e Causos está emocionando os pioneiros e também a equipe que está a frente dos trabalhos de captação de imagem e entrevistas com munícipes que vivenciaram grande parte da história de Ibiporã.
Os pioneiros têm sido convidados a virem ao Museu para contar suas histórias. Todo o material é filmado e depois editado com outros depoimentos, formando assim um conjunto de vozes que contam contos, causos e prosas individuais, mas que no todo formam uma só a história, a história de Ibiporã.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Julio Dutra, o projeto tem o objetivo de buscar a nossa identidade. \"Quando buscamos fatos, relatos e histórias no passado compreendemos melhor o presente. Apesar de não sermos uma cidade histórica, temos que cuidar para que a nossa memória não se perca com o passar dos anos. O cuidado que estamos tendo é de registrar, através de arquivos vivos, a nossa verdadeira história\", afirma.
Ainda segundo Dutra, o projeto Contos e Causos dá continuidade aos trabalhos de recuperação de nossa memória já desenvolvidos no Museu Histórico e de Artes de Ibiporã. \"Começamos pelo livro Compêndio Histórico de Ibiporã e hoje estamos trabalhando para a realização destes dez DVDs Books que reunirão cerca de 200 famílias de pioneiros contando seus causos, lembranças, como foi a chegada, quais as ocupações, diversões, namoros, casamentos e filhos. Cada um tem uma particularidade que faz com que a gente viaje ao passado\".
O lançamento do primeiro livro e a estreia do primeiro DVD será em novembro, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, em uma sessão nostalgia, com direito a pipoca e muitos contos e causos na tela do cinema.
Aguarde!
Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038