Henrique de Aragão - 80 anos

Publicado em: 16/08/2011 12:39

Henrique de Aragão - 80 anos

Cerimônia de lançamento da mostra

Uma exposição de maquetes preparada pelos alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Unidade Polo, sob a orientação do professor Márcio Aguiar de Oliveira, está a mostra no Museu Histórico e de Artes de Ibiporã \'Espaço de Memória\' de 15 a 31 de agosto de 2011, das 8h às 17h.

A exposição é resultado de mais de três meses de pesquisa que alunos e professor desenvolveram em busca de conhecer a vida e as obras de um dos ícones da cultura de Ibiporã, o artista plástico Henrique de Aragão.

São nove maquetes de obras do Museu de Esculturas ao Ar Livre, três vídeos sobre o artista e um scrapbook. A iniciativa em trabalhar com o tema partiu do professor Márcio, que viu a importância de estudar com os alunos obras de um artista local. \"Foi proposto aos alunos do terceiro ano uma pesquisa sobre a vida e obra de Aragão, os resultados desta pesquisa e o empenho dos alunos me surpreendeu tanto que me motivei ainda mais e passamos para uma segunda fase, na qual buscamos elaborar um trabalho que registrasse a vida e o acervo do artista e foi aí que surgiram as maquetes e os vídeos. Os trabalhos então tomaram corpo e transformaram-se nessa mostra!\" afirma satisfeito o professor.

Para Thaís Lorena Carreri, da 3ªA, o trabalho agregou muito aos seus conhecimentos. \"Eu não tinha essa visão da arte. Depois da pesquisa passei a ver a arte com outros olhos. Esse trabalho vai ficar na minha memória por muito tempo, pois foi um trabalho muito bonito e estamos colaborando com a história de nosso município, passando adiante o conhecimento adquirido. Gostei bastante!\", declara.

O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra destaca a importância de iniciativas como esta. \"Este trabalho do Professor Márcio vem coroar as comemorações alusivas aos 80 anos do artista que chegou aqui na década de 60 e foi um dos principais responsáveis pelo intenso movimento cultural que hoje acontece no município. Henrique, que sempre trabalhou com crianças e adolescentes com a prática de dança, do teatro e das artes plásticas, merece esta homenagem. A iniciativa do Professor Márcio Aguiar é louvável, pois passa a  ocupar melhor as mentes criativas  e dá seguimento a este processo de formação e educação através da arte\", destaca.

O Assessor do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Rodrigues Pereira também parabenizou a equipe pelos trabalhos. \"O professor e os alunos estão de Parabéns! Quando alunos e professor se empenham juntos, todos só têm a ganhar!\" afirma.

Estiveram no lançamento da mostra: Henrique de Aragão - 80 anos a vice-prefeita, Sandra Moya; o Assessor do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Rodrigues Pereira; o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra; o Diretor do Colégio Estadual Unidade Polo, Eduardo Sebastião Ribeiro; o Artista Henrique de Aragão, além de alunos e convidados.

A exposição vai até o dia 31 de agosto. Visitas guiadas podem ser agendadas pelos fones 3178-0215 e 3178-0216.

Venha prestigiar!

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb8038