Rota do Café recebe mais um prêmio

Publicado em: 20/07/2011 05:57

Rota do Café recebe mais um prêmio

Equipe da Rota do Café na premiação.

A Rota do Café, projeto do SEBRAE/PR, em parceria com empreendimentos de 15 municípios do norte do Paraná, foi premiada no dia 14 de julho, em São Paulo, no 6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil. O evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, premiou nove casos de sucesso na área do Turismo em todo o Brasil. A Rota do Café, da qual Ibiporã faz parte, recebeu o troféu na categoria Roteiro Turístico.

De acordo com o prefeito José Maria, \"este prêmio representa um pouco do arrojo e da determinação da nossa administração em projetar os valores do nosso povo e o acerto das ações de colocar Ibiporã na rota do turismo nacional\".

A vice-prefeita, Sandra Moya, idealizadora da vinda da Rota do Café para Ibiporã, comemorou a conquista. \"Foi através de nossa iniciativa em acreditar no grande potencial turístico do município que apresentei para o SEBRAE a proposta do Turismo Cultural e através de um diagnostico rigoroso, Ibiporã é hoje a única prefeitura a fazer parte da rota, as demais são empreendedores da iniciativa privada\", aponta.

A vice-prefeita enfatiza ainda a importância de uma premiação como esta para o município. \"Ibiporã com este prêmio dá um salto considerável no fortalecimento do Turismo local, pois coloca a Rota do Café e conseqüentemente nossa cidade como um importante atrativo turístico, incentivando o interesse dos turistas a conhecerem a rota. Temos agora que investir cada vez mais, melhorando nossa infra-estrutura e aprimorando nossos atrativos. A Estação Ferroviária é mais uma iniciativa que vem somar com todo este investimento; atrair o comércio local é também essencial para que juntos possamos agregar à economia do município, assim como temos a indústria, o comércio e a agricultura, que possamos acrescentar o turismo como mais uma fonte de renda para nossa população. Parabéns ao SEBRAE, a Ibiporã, aos nossos funcionários, atores, alunos, artesãos, enfim, a toda a população de Ibiporã que recebe nossos turistas com muito carinho, sempre de braços abertos.\" destaca.

O Secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Júlio Dutra, aponta o empenho que Ibiporã tem com as questões relacionadas ao turismo. \"Ibiporã esta realmente conquistando seu \'lugar ao sol\' no tocante ao turismo regional, pois a cidade está inserida em um projeto que com pouco tempo de existência já esta sendo premiado pelo Ministério do Turismo. Isso é uma grande honra! Um orgulho!\".

Dutra destaca ainda a motivação da Secretaria de Cultura e Turismo em seguir desenvolvendo trabalhos na área do Turismo. \"Enquanto Secretaria de Cultura e Turismo estamos ainda mais motivados a fazer com que Ibiporã desponte ainda mais no cenário paranaense e nacional como uma cidade boa para se viver, sem caos urbano e com qualidade de vida invejável. Precisamos unir o poder público, os empreendedores e a sociedade civil para que novas oportunidades sejam criadas e que contribuam para que o desenvolvimento turístico no município seja uma constante\", afirma.

Participaram da premiação no 6º Salão de Turismo Roteiros do Brasil: O Ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, o Secretário Estadual de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, Gestores e Consultores do SEBRAE/PR, a vice-prefeita Sandra Moya e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

Rota do Café

Criada em novembro de 2009 com o objetivo de fomentar o turismo e o empreendedorismo no norte do Paraná, a Rota do Café resgata a cultura da região norte do estado. Nela os visitantes conhecem fazendas cafeeiras, espaços de lazer, pousadas, restaurantes e circuitos rurais e culturais que contam a história e a contribuição do café para o desenvolvimento desta região.

Circuito Cultural e Musical do Café

O município de Ibiporã tem uma particularidade marcante na Rota do Café, pois é o único órgão público que faz parte da Rota e também o único dos empreendimentos que oferece uma programação com espetáculo teatral.  Quando vêm ao município os turistas fazem um Circuito Cultural que tem início no Cine Teatro Pe. José Zanelli; passam pelo Museu de Esculturas ao ar livre, com obras dos artistas plásticos: Letícia Faria e Henrique de Aragão. Conhecem a igreja Nossa Senhora da Paz, a matriz católica do município, que recebeu muitas doações dos pioneiros e agricultores do município nos tempos áureos do café. A igreja encanta os turistas por sua arquitetura e por sua beleza, pois é toda ornamentada com obras sacras do artista Henrique de Aragão. Em seguida visitam a Casa de Artes e Ofício Paulo VI, onde podem encantar-se com um verdadeiro santuário artístico. O encerramento do Circuito é no Centro do Artesanato, onde é possível comprar souvenirs com a iconografia de Ibiporã e do Café.

Em seguida os turistas assistem ao espetáculo musical Coração do Café, que conta a história do romance entre dois imigrantes que vieram para o Brasil para trabalhar nas lavouras de café. A produção traz a tona recordações da chegada dos imigrantes pelo mar e como se estabeleceram no novo país, nas fazendas cafeeiras. O espetáculo envolve 30 atores locais, num cenário belíssimo que tem encantado o público.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb8038