Ibiporã tem apresentação do Coro UEL na celebração de 75 anos

Publicado em: 14/11/2022 13:03 | Fonte/Agência: De Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Ibiporã tem apresentação do Coro UEL na celebração de 75 anos

Coro UEL celebra 50 anos em 2022/Ailton Jesus/SMCT/PMI

Celebrando 50 anos de existência em 2022, o CORO UEL apresentou-se gratuitamente na noite deste domingo (13), no Cine Teatro Padre José Zanelli, dentro da programação pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, comemorados no dia 8 de novembro. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Regido pelo maestro Denis Pereira do Amaral Camargo, o grupo, formado por cerca de 60 vozes, apresentou um repertório eclético, mesclando peças eruditas, sacras e internacionais, especialmente latino-americanas, mas com especial destaque para a música popular brasileira.

O Coro UEL é formado por pessoas ligadas à Universidade, professores, estudantes e também da comunidade, de diferentes idades e profissões, todos se identificando pelo amor à música, o prazer de cantar em conjunto e com o mesmo objetivo de somar conhecimentos, aprimorar a voz e enriquecer o espírito.

Jubileu de Ouro

A trajetória do Coro UEL começou em 1972, quando, por solicitação do reitor Ascêncio Garcia Lopes, Semíramis Lück foi convidada a formar um grupo coral envolvendo a comunidade universitária. Sua sucessora foi Marília Brandão.

Em 1976 assume a regência do grupo o professor Othonio Benvenuto, que impôs uma nova estrutura ao coral, aumentando consideravelmente o número de cantores. A partir daí o Coro começou a se destacar no cenário musical nacional. Em 1978 gravou o primeiro disco e se classificou em 2º lugar no 6º Concurso de Corais do Rio de Janeiro, realizado na Sala Cecília Meirelles, promovido pelo Jornal do Brasil, tendo sido o mais importante concurso de coros do país. Em 1980, obteve o 1º lugar no mesmo concurso e lançou seu segundo disco.

O Coro chegou a contar com mais de 100 vozes. Nos anos que se seguiram marcou presença em eventos em Curitiba, no interior, e em outros Estados. Em 1978, se apresentou na Argentina, nas cidades de Buenos Aires, Necochea, Concepción del Uruguay e Mar del Plata.

Em julho de 2003, assumiu a regência do Coro UEL o professor Vilson Gavaldão de Oliveira, grande destaque do cenário coral brasileiro. A sua proposta foi implementar o Movimento Coral UEL, Coro Infantil, Coro Juvenil, Oficina Coral, Coro HU em Canto, Coro Tempos Dourados, Coro do Campus, Musicalização Infantil, Oficina de Música Jovem, Madrigal da UEL e Grupo Feminino da UEL. Em 10 de outubro de 2003, através da Câmara Municipal de Vereadores, o Coro UEL recebeu a Comenda Ouro Verde, pelos 30 anos de serviço prestados à comunidade londrinense.

Em Ibiporã, o CORO UEL fez apresentações marcantes ao longo dos anos, tais como na solenidade de inauguração do Cine Teatro Padre José Zanelli, juntamente com a OSUEL, no dia 13 de agosto de 1988; e a ópera “O Mikado” em setembro de 2013, que contou com nove solistas e coral com 45 integrantes do Coro UEL.

O Coro UEL, ao longo de cinquenta anos, prossegue marcando presença em festivais no Paraná e em outros estados, em concertos importantes, sempre com carinhosa acolhida. O Coro UEL também tem se apresentado juntamente com a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) em festas de formatura, Festivais de Música e outros destacados eventos.