“Memórias de um Diamante” homenageia Ibiporã em seus 75 anos de história

Publicado em: 14/11/2022 11:16 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Memórias de um Diamante” homenageia Ibiporã em seus 75 anos de história

Peça é encenada por mais de 30 alunos do curso de teatro da SMCT/Fotos: Jaime Kaster e Letícia Neris/SMCT/PMI

Uma bela homenagem a tantos e tantos pioneiros que ajudaram a construir a história de nossa "Terra Bonita". Em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, os alunos do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) levaram ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli, na semana passada, a peça histórica "Memórias de um Diamante".

O espetáculo é encenado por mais de 30 alunos, de diferentes faixas etárias, do Curso de Teatro da SMCT. Conta ainda com a participação dos professores da Escola de Ballet, apresentando coreagrafias, e do coordenador da Escola de Música, Domingos Santos, que compôs músicas especialmente para o Jubileu de Diamante.

Escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro, essa peça foi montada em ensaiada em poucos meses e muitos dos alunos que integram o elenco começaram a frequentar o Curso de Teatro somente na metade do ano.

A HISTÓRIA...

A peça conta a história do personagem Gildo, um senhor que hoje se encontra com 95 anos e revive em sua memória fatos de infância e da juventude, que refletem diretamente o homem em que se tornou.

O espetáculo traz história de sua família, pioneiros que chegaram a Ibiporã em 1939, ano da construção da versão de madeira da atual Igreja Matriz, e três anos após a inauguração da Estação Ferroviária, marco do início do povoamento urbano de Ibiporã.

“Muitas famílias vieram dos mais diversos cantos do Brasil e do exterior com o objetivo de viver um sonho de esperança e um recomeço, mas encontraram aqui grandes desafios, como a geada de 1942 e os racionamentos causados pela Segunda Guerra Mundial. Ainda sim, no centro da Vila Ibiporã, foram sendo desenhadas as ruas e avenidas, e ao seu redor, abertos campos para lavouras de café e algodão. É nesse contexto que o espetáculo está inserido”, explica o diretor.

A montagem gerou uma identificação com o público, pois faz várias referências a cidadãos que muito contribuíram para o crescimento de Ibiporã, além da cenografia e do figurino, que remetem, por meio de objetos, fotografias e projeções, a espaços reais e fatos marcantes da história do Município.

“Memórias de um Diamante” será reapresentada em dezembro, durante a programação de Natal promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da APMIF e SMCT, na Praça Pio XII.

ROTEIRO E DIREÇÃO: Vradson Castro

ELENCO PRINCIPAL