Peça é encenada por mais de 30 alunos do curso de teatro da SMCT/Fotos: Jaime Kaster e Letícia Neris/SMCT/PMI
Uma bela homenagem a tantos e tantos pioneiros que ajudaram a construir a história de nossa "Terra Bonita". Em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, os alunos do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) levaram ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli, na semana passada, a peça histórica "Memórias de um Diamante".
O espetáculo é encenado por mais de 30 alunos, de diferentes faixas etárias, do Curso de Teatro da SMCT. Conta ainda com a participação dos professores da Escola de Ballet, apresentando coreagrafias, e do coordenador da Escola de Música, Domingos Santos, que compôs músicas especialmente para o Jubileu de Diamante.
Escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro, essa peça foi montada em ensaiada em poucos meses e muitos dos alunos que integram o elenco começaram a frequentar o Curso de Teatro somente na metade do ano.
A HISTÓRIA...
A peça conta a história do personagem Gildo, um senhor que hoje se encontra com 95 anos e revive em sua memória fatos de infância e da juventude, que refletem diretamente o homem em que se tornou.
O espetáculo traz história de sua família, pioneiros que chegaram a Ibiporã em 1939, ano da construção da versão de madeira da atual Igreja Matriz, e três anos após a inauguração da Estação Ferroviária, marco do início do povoamento urbano de Ibiporã.
“Muitas famílias vieram dos mais diversos cantos do Brasil e do exterior com o objetivo de viver um sonho de esperança e um recomeço, mas encontraram aqui grandes desafios, como a geada de 1942 e os racionamentos causados pela Segunda Guerra Mundial. Ainda sim, no centro da Vila Ibiporã, foram sendo desenhadas as ruas e avenidas, e ao seu redor, abertos campos para lavouras de café e algodão. É nesse contexto que o espetáculo está inserido”, explica o diretor.
A montagem gerou uma identificação com o público, pois faz várias referências a cidadãos que muito contribuíram para o crescimento de Ibiporã, além da cenografia e do figurino, que remetem, por meio de objetos, fotografias e projeções, a espaços reais e fatos marcantes da história do Município.
“Memórias de um Diamante” será reapresentada em dezembro, durante a programação de Natal promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da APMIF e SMCT, na Praça Pio XII.
FICHA TÉCNICA
ROTEIRO E DIREÇÃO: Vradson Castro
ELENCO PRINCIPAL
Gildo (idoso) - Júlio César dos Santos Oliveira
Gildo (jovem) - Lucas H. Andrade Souza
Gildo (adolescente) - Luís Otávio Cristante G. Tomandom
Adelina (adolescente) - Ana Luiza Moya Amorim
Adelina (jovem) - Maria Heloisa dos Santos
Jornalista - Marcos Melo de Campos
Cinegrafista - Ana Beatriz Chiari Oliveira
Francisco - Benito Del Fraro Neto
Antônio - Edgard José Vieira Junior
Maria - Maria Virgínia dos Santos
Antônia - Julia Vitória Cirilo de Morais
Joana - Jéssica Mayara D. Coutinho
Gilmar - Pedro H. Sibeneick
Alcides (criança) - Tiago Gonçalves Dionísio
Alcides (adolescente) - Pedro H. Moreto de Souza
Elza (criança) - Flávia Rosa Nunes
Elza (adolescente) - Sarah Giovana G. Martins
Vicente (criança) - Adrian Vieira E. Menezes
Vicente (adolescente) - Antônio Gabriel C. Mendez
Fernando - Carlos Itiro Bettette
Neta 1 - Flávia Rosa Nunes
Neto 2 - Miguel F. Oliveira
FIGURAÇÃO
Gabriela de Souza Gazal
Edneia Ap. Duarte Coutinho
José Luiz Otênio
Ana Elisa Lange da Silva
Jade Keiko Mariano Sakamota
Lorrana de Souza Bossan
Vivian Oliveira
BAILARINOS
Eduardo Ávila
Stephany Rodrigues
Maria Eduarda Leal
Geovanna Melhado
SONORIZAÇÃO
Domingos Santos