“Memórias de um Diamante”, encenada pelos alunos de Teatro, estreia no Cine Teatro Padre José Zanelli

Publicado em: 09/11/2022 17:51 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Dando prosseguimento às comemorações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, ocorridos na última terça-feira (08), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), convida a população a assistir à estreia do espetáculo “Memórias de um Diamante”, encenada por mais de 30 alunos, de diferentes faixas etárias, do curso livre de teatro da SMCT. A peça também tem a participação dos professores da Escola de Ballet e do coordenador da Escola de Música, Domingos Santos.

Escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro, “Memórias de um Diamante”, é uma peça histórica que homenageia a memória de tantos pioneiros que ajudaram a construir a história de Ibiporã. A peça é centrada na história do personagem Gildo, um senhor que atualmente se encontra com 95 anos e revive em sua memória fatos de sua infância e juventude os quais refletem diretamente no homem que se tornou.

O espetáculo conta a história de sua família, pioneiros que chegaram a Ibiporã em 1939, primeiros anos do povoamento urbano de Ibiporã, o qual se deu no entorno da Estação Ferroviária (atualmente Museu do Café).

“Muitas famílias vieram dos mais diversos cantos do Brasil e do exterior com o objetivo de viver um sonho de esperança e um recomeço, mas encontraram aqui grandes desafios, como a geada de 1942 e os racionamentos causados pela Segunda Grande Guerra. Ainda sim, no centro da então Vila Ibiporã, foram sendo desenhadas as ruas e avenidas, e ao seu redor, abertos campos para lavouras de café e algodão. É nesse contexto que “Memórias de um Diamante” está inserido, explica Castro.

O diretor acrescenta que a peça deve gerar grande identificação com o público, visto que faz várias referências a cidadãos que muito contribuíram para o crescimento de Ibiporã, além da cenografia e figurino remeterem, por meio de objetos, banners com fotografias e projeções, a espaços reais e fatos marcantes da história do município que celebra o seu jubileu de diamante.

Serviço:

Espetáculo: “Memórias de um Diamante”

Quando: 10 (quinta) e 11 (sexta)

Local: Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Centro, Ibiporã)

Entrada gratuita. Portões abertos a partir das 19h30.

Classificação livre