Confira a agenda do dia de aniversário de 75 anos de Ibiporã

Publicado em: 07/11/2022 18:09 | Fonte/Agência: De Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Ibiporã comemora 75 anos de emancipação política nesta terça-feira (08). Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias, e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), prepararam uma variada programação durante este mês e o próximo, a qual inclui entrega de obras em diversas áreas, e eventos religiosos, culturais, esportivos, sociais e de lazer.

A programação inicia-se pela manhã, a partir das 9 horas, com a abertura da “Cápsula do Futuro”, monumento que contém fotografias, lembranças e cartas escritas em 1997 por ibiporaenses para serem lidas pelos respectivos destinatários e compartilhadas 25 anos depois, ou seja, neste ano.

A cápsula é uma construção em concreto armado, com 2 metros de profundidade, que foi lacrada e vedada, e os documentos e mensagens foram colocados em plásticos e depois, dentro de uma urna de madeira, para que mantivessem a conservação por muitas décadas.

A cápsula faz parte do Monumento do Cinquentenário de Ibiporã, um painel em concreto concebido pelo artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015), que fica na entrada da cidade, às margens da BR-369. A entrega da obra de arte e o fechamento da cápsula se deram no mesmo dia: 8 de novembro de 1997, na gestão do então prefeito Antônio Nadir Bigati.

Em razão dos cuidados adotados, os documentos deixados há 25 anos devem estar em bom estado e serão retirados no ato do próximo dia 8/11, às 9 horas, mas não serão entregues no local aos destinatários. Serão trazidos em caixas para a Biblioteca Pública (na Rua Primeiro de Maio, 200, ao lado da Secretaria de Cultura). A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, informa que, na Biblioteca, as cartas serão organizadas e colocadas em ordem alfabética para que possam ser localizadas e retiradas pelos seus destinatários ou representantes, mediante apresentação de documento.

A listagem com os nomes dos destinatários das cartas será publicada no Diário Oficial do Município (www.ibipora.pr.gov.br/jornal-oficial/) e nos canais de comunicação da Prefeitura para se dar ampla publicidade. Todas as cartas e documentos ficarão na Biblioteca Pública à disposição dos interessados.

NOVAS MENSAGENS PARA OS 100 ANOS

Na cerimônia de abertura da “Cápsula do Futuro”, será feito um convite a toda a população para que redijam novas mensagens a serem lidas no ano do Centenário, em 2047. Os modelos de carta (padrão) para se redigir mensagens para a “Ibiporã dos 100 anos” ficarão à disposição da população até o dia 10 de dezembro em todos os órgãos públicos de educação (escolas e CMEIS), escolas particulares, Unidades Básicas de Saúde, na Prefeitura, Câmara de Vereadores e também na Biblioteca Pública, com uma caixa onde serão depositadas as cartas. Todos os alunos da rede municipal de ensino (mais de 5 mil) já foram convidados e cada um deixará uma mensagem para os 100 anos.

As caixas para receber as mensagens serão recolhidas na semana do fechamento da Cápsula do Futuro, que deverá ocorrer em ato no dia 17 de dezembro, um sábado, a partir das 9h. Uma vez lacrada novamente, a cápsula só será reaberta daqui a 25 anos, em 2047.

FESTA DOS 75 ANOS NA PRAÇA

À tarde, a partir das 16h30, a programação gratuita e aberta à população terá apresentações artísticas das escolas municipais, recreação infantil, Santa Missa em Ação de Graças, apresentações das secretarias municipais, homenagem aos pioneiros e o encerramento com Fabiano e Banda.

Cerimônia de Abertura da “Cápsula do Futuro”

Quando: 8 de novembro (terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Monumento do Cinquentenário (às margens da BR-369 – em frente ao Muffato)