Ibiporã, cidade cenográfica

 

Publicado em: 15/06/2011 13:05

Whatsapp

 

Ibiporã, cidade cenográfica

Coordenador da Dupont Sérgio Guinze e Tsuruda

     Ibiporã, mais uma vez, sai na frente. A Dupont, multinacional referência em grãos, escolheu o município como cidade cenográfica para um de seus comerciais. As gravações serão realizadas entre os 15 e 17 de junho, em frente à Praça Pio XII, em áreas rurais e em algumas ruas da cidade.

     Para este comercial foram escolhidas apenas três cidades no mundo, uma na Índia, uma na China e no Brasil, a cidade escolhida foi Ibiporã. Segundo o produtor, Joaquim Montanari, da Terra Santa Produções, responsável pelas locações do comercial no Brasil, a escolha por Ibiporã deveu-se, à beleza e aos elementos culturais do município. \"Ibiporã tem essa característica de cidade pequena. É uma cidade limpa, charmosa e organizada. A Festa Junina Municipal deu a tônica que procurávamos para essa campanha\", afirma.

     Para as gravações nos dias 15, 16 e 17 de junho, uma equipe de 200 pessoas já esta em Ibiporã e uma estrutura gigantesca esta sendo montada para retratar o conceito da marca. Agências e produtoras nacionais e internacionais estão envolvidas no processo, como a americana Prologue Pictures, a Agency Ogilvy e a brasileira Film Planet.

Onde tudo começou

     O proprietário rural Junior Tsuruda tem uma plantação de milho e confessa que não imaginava que sua produção pudesse trazer-lhe reconhecimento internacional. \"Nós plantamos em nossa propriedade, no sítio Concórdia, um tipo de semente de milho da Dupont que se chama Pioneer e os técnicos desta empresa constataram aqui uma variedade ideal de milho safrinha com alto potencial produtivo, por isso decidiram vir fotografar e gravar a plantação, que agora será vista em vários países do mundo\", destaca Tsuruda.

 O vídeo

     Segundo Sérgio Guinze Rodrigues, coordenador técnico da Dupont Pioneer, o objetivo da empresa é produzir um vídeo mostrando os desafios futuros, como a empresa pretende encará-los e também mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores da Dupont, divisão Pioneer. Para isto o cenário escolhido foi a plantação de milho do sítio de Júnior Tsuruda.

     As demais locações para as gravações do vídeo surgiram quando a equipe passou por Ibiporã para chegar até a propriedade, como destaca Carlos Grubber, dono da Film Planet. \"Essa cidade é maravilhosa! O povo é simpático, receptivo, a cidade é organizada e tem uma qualidade humana e uma presteza para o trabalho que nos surpreendeu. A Festa Junina nos encantou e de cara soubemos que aqui seria a cidade cenário, Ibiporã tem uma luminosidade e cores ideais para as gravações\", aponta.

Reconhecimento

     O Secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Júlio Dutra, que tem acompanhado a equipe desde a busca por locações na cidade, destaca que é um orgulho acompanhar um trabalho que levará o nome de Ibiporã para o mundo. \"É muito bom quando recebemos visitantes desprovidos de qualquer opinião política ou de críticas pequenas, que vêm até nós apontando as coisas boas que temos no nosso município. A vinda destas produtoras é um exemplo, pois dentre várias cidades do Norte do Paraná, Ibiporã foi escolhida pelo charme, qualidade de vida e por algumas particularidades que sempre destacamos na Secretaria de Cultura e Turismo como: A Igreja Matriz, os recantos naturais, o Museu de Esculturas ao Ar livre, a Praça Pio XII, o Centro do Artesanato e o que chamou bastante a atenção dos produtores foi a Festa Junina Municipal, pela decoração e organização. Nós, enquanto Secretaria de Cultura e Turismo, estamos dando todo o suporte de informações sobre o município para a produção. Ibiporã agora também será levada para outros cantos do mundo como a cidade que foi cenário pelo seu charme\", destaca Dutra.

     A vice-prefeita Sandra Moya, que acompanhou a equipe da produtora americana Prologue Pictures, destaca o privilégio de receber em Ibiporã visitantes estrangeiros. \"É um privilégio e ao mesmo tempo um orgulho para nós ibiporaenses recebermos em nossa cidade estas equipes de produção e mostrar as belezas naturais, a estrutura cultural que temos e a qualidade de vida de Ibiporã, que faz jus ao seu nome: terra bonita\", enfatiza.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb8038