9ª Semana Nacional dos Museus

Publicado em: 09/06/2011 16:34

9ª Semana Nacional dos Museus

Júlio Dutra e o prefeito José Maria

A 9ª Semana Nacional de Museus foi comemorada em Ibiporã com muita alegria pela administração municipal e pela comunidade. O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã \'Espaço de Memória\' foi reaberto com um belíssimo evento e na ocasião a sociedade pôde conhecer todos os equipamentos novos que vieram para o Museu de Ibiporã, por meio de parcerias firmadas entre a administração municipal e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a SETI (Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior) e o Ministério da Cultura.

A comunidade pôde conhecer as novas instalações do museu e na ocasião da reabertura, dia 18 de maio, foi também apresentado aos presentes o trailer do filme Contos e Causos: História Viva de Ibiporã, um video documentário de recuperação da memória da cidade, que vem sendo produzido pela equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã.

O espetáculo musical Coração do Café, mais uma vez encantou o público. Visitas guiadas foram realizadas com alunos da Fundação Cultural de Ibiporã, alunos do Projovem trabalhador e das escolas do município, que tiveram contato com peças sacras do século XVII e também puderam conhecer um pouco mais sobre a história do desenvolvimento tecnológico no município, por meio de exposição fotográfica.

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, a recuperação da memória é parte fundamental do processo cultural. \"É de extrema importância manter os acervos históricos guardados com segurança e responsabilidade para que a nossa história fique armazenada para formação de conhecimento e de cultura das gerações futuras. É uma honra para esta administração contribuir com o acervo e a memória de um museu que guarda tantas histórias e é fonte de tanto aprendizado\", afirma o prefeito.

O Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra destaca que a recuperação da memória tem sido trabalhada constantemente no município \"O trabalho que estamos realizando em função da recuperação da nossa história, é uma forma de conhecermos a nossa verdadeira identidade, pois são realizados encontros com pioneiros e com a comunidade que vivenciou períodos que contribuíram com o desenvolvimento do município. Agora com o espaço todo revitalizado e com equipamentos que facilitam o trabalho de recuperação da nossa história, poderemos, de forma digna , fazer com que nossa história fique registrada. Devemos cada vez mais resgatar nosso passado  para valorizarmos o presente e as pessoas e os fatos que contribuíram  com o desenvolvimento do município\" destaca Dutra.

O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã fica na Rua Dom Pedro II, 368. Visite você também nosso Museu!

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038