SMCT participa de encontro com dirigentes municipais na Superintendência-Geral da Cultura

Publicado em: 05/08/2022 10:20 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Lourdes Narcizo e Marcos Romani com gestores do Sistema Estadual de Museus/Divulgação/SMCT/PMI

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e o diretor da SMCT, Marcos Romani, estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (03) para cumprir agenda na Superintendência-Geral da Cultura. Eles participaram, no Teatro Guairinha, do primeiro encontro presencial com dirigentes municipais após mais de dois anos, em que a pandemia limitou a realização de eventos presenciais.

A reunião contou com a presença do pró-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Willians Jaques Morais, e da superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. O objetivo do encontro foi apresentar aos convidados o Programa de Implementação do Sistema Estadual de Cultura – ProSEC, em parceria com a UEPG; detalhes sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, que está na segunda fase de editais; e apresentar a recém-aprovada lei federal Paulo Gustavo. Aprovada em março deste ano pelos parlamentares, a Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões em recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural, um dos mais impactados pelas restrições adotadas durante a crise sanitária. A proposta foi batizada com o nome do ator e comediante Paulo Gustavo, que morreu de Covid-19 em maio do ano passado.

Os representantes da SMCT também se reuniram com o coordenador do Sistema Estadual de Museus (Cosem), Alexandre Modesto Cordeiro, que indicou uma museóloga do quadro de servidores da Cultura para assessorar o Setor de Museus da SMCT no que for necessário. “A viagem foi muito produtiva. Os gestores colocaram-se à disposição da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para continuar prestando informações, apoio e assessoramento na implementação e aprimoramento de nossas políticas públicas de cultura e indicaram uma museóloga para nos orientar na execução do Programa”, ressalta a secretária Lourdes Narcizo.