Servidores participam de sensibilização para melhor atender deficientes visuais

Publicado em: 01/08/2022 15:40 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Servidores participam de sensibilização para melhor atender deficientes visuais

Servidores participaram de dinâmicas com olhos vendados e bengala/Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

Com o objetivo de investir cada vez mais em inclusão e acessibilidade às Pessoas Com Deficiências (PCDs) que utilizam o serviço público, servidores de alguns setores da Prefeitura Municipal de Ibiporã – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Secretaria Municipal do Trabalho, Departamento Municipal de Trânsito (DTransito) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiporã (Sindserv) participaram nesta sexta-feira (29), no Cine Teatro Padre José Zanelli, de uma sensibilização com profissionais do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi).

A capacitação foi ministrada pela fundadora, ex-diretora e atualmente voluntária do Cadevi, Maria José Ferreira Gregui, que estava acompanhada da diretora, Ellen Rantin, e do professor Paulo Silvério Pereira.

Técnicas de rastreamento, como cumprimentar, abordagem e como auxiliar o cego em várias situações do cotidiano, tais como: trânsito, espaços fechados e com aglomeração, passagens estreitas, desviar de obstáculos altos e subir e descer escadas oferecendo tanto ao guia como à pessoa com deficiência visual segurança, eficiência e adequação foram alguns dos temas abordados durante a capacitação. Com os olhos vendados, alguns servidores participaram de dinâmicas para vivenciar como é se locomover privado da visão. Também realizaram atividades utilizando a bengala longa, que tem a função de auxiliar na mobilidade das pessoas com deficiência visual.

Atualmente, oito alunos do Cadevi frequentam as aula de música (violão, teclado e canto popular) ofertadas gratuitamente pela SMCT, sob a coordenação do professor Domingos Santos. A secretaria tem incentivado a inclusão das pessoas com deficiência no desenvolvimento de suas habilidades artísticas, atendendo não somente cegos, mas alunos com outros tipos de deficiência, e também pessoas encaminhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que estão fazendo aulas de teatro.

Em nome da Prefeitura Municipal de Ibiporã, a SMCT agradece a parceria com o Cadevi nos esforços da administração municipal para incluir as pessoas com deficiência, e oferecer meios para que usufruam de uma vida plena e independente.

“Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar.”